Como usar blazer: aprenda a combinar a peça em produções variadas!

look com blazer

O blazer é uma peça muito além do ambiente corporativo. De fato, o item é bastante usado e associado as produções de trabalho, principalmente de quem trabalha em locais mais formais, no entanto, o modelo também funciona muito bem em combinações mais livres ou casuais.

O blazer faz parte daquele seleto grupo de peças que ao longo do tempo se tornaram verdadeiros clássicos atemporais. Entra tendência e sai tendência, continuam lá, sem sair de moda! Porém, com essa repaginada, a peça que era considerada formal demais e até mesmo antiquada, se modernizou. Continue a leitura e descubra curiosidades sobre a vestimenta e dicas de como usar o blazer, do casual ao refinado.

A importância do blazer na luta feminina

Para muitas pessoas a moda é considerada algo fútil, mas o que elas não sabem é da sua importância na história mundial e também em diversas conquistas. O blazer é mais um caso de uma peça que marcou um período não só no quesito visual, como também na luta e empoderamento feminino.

De acordo com a história da moda, os primeiros blazers conhecidos como paletós surgiram no Reino Unido, por volta de 1837. No entanto, essa era uma vestimenta restrita ao público masculino. Foi mais ou menos 100 anos depois que a estilista francesa Coco Chanel libertou as mulheres dos apertados espartilhos e abriu o leque de opções para outros tipos de vestimentas.

A estilista buscou inspiração nos ternos e paletós masculinos para criar o blazer, uma peça que com a estrutura semelhante, porém com mais estrutura, para valorizar a silhueta e tirar o ar masculino das vestes.

Os conjuntos de paletó dos homens também inspiraram Chanel a desenvolver os tailleurs, um conjunto de blazer e saia que combinava as cores e estampas. Outra peça que também rendeu inspiração para a estilista foram as calças masculinas de alfaiataria que pouco a pouco começaram a ser incorporadas também no vestuário das mulheres.

Inclusive, as calças de alfaiataria também são outro tipo de peça bastante associado ao ambiente corporativo, mas que não só combina com tudo, como ainda vai muito bem em produções mais despojadas. Aqui no blog você pode conferir algumas dicas de como usar calça de alfaiataria emdiversas ocasiões!

Com o passar do tempo o blazer foi caindo no gosto das mulheres e a peça passou a parecer cada vez mais nas produções. Já no final da década de 60 o estilista Yves Saint Laurent também deu sua contribuição para a popularização da peça, com a criação do “Le Smoking”, um conjunto de blazer, calça de alfaiataria e blusa social branca com uma leve transparência.

Na década de 80 cada vez mais as mulheres conquistaram espaço no ambiente de trabalho e começaram a buscar a igualdade salarial com os homens e o blazer acabou tornando-se um símbolo da luta feminina, mesmo que nessa época ainda nem se falasse sobre isso. Os blazers com ombreiras ajudavam as mulheres a passar uma imagem de seriedade e competência.

Talvez seja por isso que a peça ganhou uma forte associação ao ambiente formal corporativo. Apesar desse rótulo, como a moda se reinventa a cada novo tempo, os novos modelos de blazer permitem que a peça seja utilizada em muitas ocasiões, veja abaixo:

6 maneiras de combinar e usar o blazer

Além de atemporal e clássico, também podemos dizer que o blazer é um verdadeiro curinga no guarda roupa feminino. Outra característica dessa peça é que ela é muito democrática e veste muito bem todos os tipos de corpos femininos, garantindo elegância e muito estilo nas produções.

Todo mundo pode usar e abusar dos blazers, mas a dica para as mais baixinhas é apostar em modelos que terminem na altura do quadril para evitar a sensação de achatamento, já quem tem o quadril mais largo pode investir em opções com ombreiras para chamar a atenção para esta parte do corpo. As mais altas conseguem uma silhueta mais comprida ainda com os modelos alongados.

Uma excelente dica de styling para que a peça perca um pouco da sua formalidade e consiga um visual mais cool é usar as mangas do blazer dobradas ou puxadas até a altura dos cotovelos. Dá uma olhada nas nossas dicas abaixo:

Blazer com vestido

O vestido quando usado sozinho passa um ar mais feminino e até romântico e quando combinado com o blazer que é mais sofisticado e formal, acaba conseguindo um excelente contraste para uma produção cheia de estilo e um toque de modernidade. Não existe regra para a escolha do vestido e você pode apostar no modelo que mais agrada e combina com o seu estilo. Curto, midi, justo ou fluído, todos os modelos dão uma excelente combinação com o blazer.

Também dá para complementar o look de blazer com vestido e tênis e se você acha que essa combinação não dá certo, confira o nosso post com dicas de como apostar nessa tendência.

Blazer com short

Para quem não abre mão do conforto, mas também quer algo mais estiloso, a dupla de short e blazer não tem erro. Dependendo da escolha do sapato, dos acessórios e da parte de cima é possível usar as duas peças tanto em produções diurnas, quanto na balada.

Para algo mais despojado, basta apostar no short jeans com tênis, já para uma produção mais refinada e ao mesmo tempo despretensiosa não existe nada melhor do quem um bom e velho salto alto com um short de tecido mais refinado.

Blazer com jeans

Essa é outra dupla que não só dá o match perfeito, como ainda vai muito bem em diferentes ambientes de acordo com a escolha das peças que vão completar a produção. Para o ambiente de trabalho, as calças jeans de lavagem escura são uma ótima opção, com sapatilhas, oxfords ou scapins nos pés. Já para um passeio, é só apostar no tênis.

Blazer com T-shirt

A melhor maneira de conseguir uma produção que balanceia o formal e o despojado é apostando na T-shirt com blazer. O hi-lo das peças garante um visual descontraído e divertido, sem deixar de lado a elegância e o charme. Essa dupla funciona tão bem que é possível apostar em diferentes combinações, desde blusa básica e blazer estampado, até blusa com estampa e blazer colorido.

Blazer com saia

Essa combinação pode ser usada tanto no trabalho, quanto no passeio, a dica aqui é só se atentar ao modelo, comprimento da saia e na escolha do sapato. Para uma produção mais refinada, as saias com corte mais estruturado e tecidos nobres são uma excelente aposta, já para algo mais moderno e despojado os modelos jeans e couro fake são ideais!

Blazer com cinto

Usar o blazer com cinto é um excelente truque para garantir aquele arremate final. O cinto é ótimo para marcar a cintura e também dar uma quebrada na formalidade do blazer. Dá para apostar nesse truque com todas as combinações que falamos anteriormente.

Viu só como o blazer é uma peça super versátil e coringa? Se você tem um no armário e só usava no escritório ou se tinha medo de comprar e não saber como usar, com as nossas dicas você tem tudo para arrasar e abusar da criatividade nas produções.

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre mix de estampas e combinação de cores. Até o próximo post <3

 

Referências de imagens: coco-chanel | pinterest | le smoking

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24