Cartela de cores: um tutorial para descobrir a sua paleta

Se gosta de fazer compras pela internet, provavelmente já passou pela situação de encontrar uma roupa que veste a modelo perfeitamente, mas que acaba não caindo tão bem em você.

Se esse descontentamento não está relacionado com o tamanho ou a roupa em si, ele pode ter a ver com a colorimetria, uma ciência que estuda o comportamento das cores em nós.

Isso mesmo, as cores podem se comportar de formas diferentes dependendo do tom de pele! Elas podem disfarçar ou realçar imperfeições, então é importante saber quais são as ideais para você. Entenda mais sobre:

Como funciona a cartela de cores na colorimetria?

Vamos entender um pouco mais de teoria? A paleta de cores é o objeto de estudo da colorimetria – a matemática das cores. A principal função dessa teoria é avaliar os aspectos como a matiz, intensidade e saturação de cada tom.

Após compreender cada uma dessas funções, é possível saber como as tonalidades se comportam em cada pessoa.

A colorimetria é aplicada em diversas situações (decoração, marketing, looks, etc.), sempre com o mesmo intuito: aproveitar os benefícios que as cores podem oferecer para você.

No caso dos looks, quando são combinadas com as tonalidades do nosso corpo – isso inclui a pele, olhos e cabelos e até mesmo as veias – as cores são as responsáveis por evidenciar a nossa beleza.

Com as tonalidades certas, você verá que as manchinhas, imperfeições, texturas do seu rosto vão aparentar bem menos presentes. É chocante ver como há cores que evidenciam isso e outras que agem como maquiagem – e que você só notou isso agora!

Caso queira investir na descoberta da sua cartela de cores, recomendamos procurar um profissional da colorimetria. Ele vai ter todos os materiais adequados para fazer a análise sem interferências externas, chegando a um resultado mais preciso.

Com certeza, você não vai se arrepender! Ao realizar o procedimento conhecendo tudo sobre o círculo cromático, você vai arrasar nas escolhas das cores para as suas composições diárias.

Quais são as cartelas de cores das estações?

Lembra que uma das etapas do estudo da colorimetria é analisar os drapês em cores sazonais? Sabemos que esse é um ponto que inspira bastante dúvidas, então vamos esclarecê-la neste tópico.

Basicamente, a divisão das cores com base na estação é feita por meio de 12 cartelas, pois cada época divide-se em 3 subcategorias. Essa não é uma regra mundial, mas é bem importante para as análises feitas aqui no Brasil.

Pense com a gente: o nosso país não tem estações precisamente definidas, então seria difícil encaixar as suas cores em somente uma paleta. Ao contrário da Europa, por exemplo, que tem apenas 4 cartelas, nós usamos o método sazonal expandido. Entenda:

Primavera

  • Quente: As cores são saturadas, com alta intensidade e temperatura – próximas ao amarelo.
  • Clara: Os contrastes são baixos, com tons mais claros e suaves.
  • Brilhante: São cores intensas e quentes, podem ser claras ou escuras, mas vibrantes.

Verão

  • Puro: As cores são também esmaecidas e suaves, com baixo contraste, mais azuladas.
  • Suave: As pessoas de alta contraposição se sobressaem. A característica é a intensidade baixa, as cores são suaves, opacas e frias.
  • Claro: As cores claras e frias, mas possuem tons vibrantes, já que a intensidade está entre suas características principais.

Outono

  • Quente: As cores da paleta são quentes, mas não tão claras nem escuras demais.
  • Suave: As tonalidades são quentes e intensas, podendo ser claras ou escuras.
  • Escuro: Composta por tons escuros, sendo possível harmonizar com nuances opacas ou vívidas.

Inverno

  • Frio: As cores são frias e escuras – como preto e branco.
  • Escuro: As cores da paleta predominam as frias e vibrantes.
  • Brilhante: Cores frias e tons escuros.

Leia também – Estilo romântico: 5 características e como aderir

Como encontrar a cartela de cores ideal para mim?

A colorimetria é uma técnica simples de ser realizada! A sua análise consiste em aproximar tecidos coloridos – conhecidos como drapê – ao rosto.

É importante mencionar que o método deve ser efetuado sem maquiagem, isso porque os produtos podem influenciar nos resultados finais.

Além de estar sem cosméticos, é necessário prender o cabelo para que a cor dele não contraste com o drapê e para evitar sombras, uma vez que a colorimetria utiliza a luz natural e um espelho para revelar as características de cada cor.

Quanto aos drapês em si, aplicam-se as versões quentes e frias das cores para identificar o seu subtom de pele. Em seguida, deve-se usar tecidos com tonalidades em suas propriedades claras e escuras, brilhantes e suaves.

Para finalizar, a colorimetria analisa como os drapês das cores das quatro estações do ano se comportam na pessoa. Afinal, a sazonalidade costuma influenciar bastante nos looks que usamos durante o ano.

Por mais que pareça um processo bem trabalhoso, persistir e testar todas as cores vai entregar a você uma cartela bem mais completa. Encontrar dois ou três tons que valorizam a sua beleza é ótimo, mas encontrar uma paleta com dez é melhor ainda!

Veja também – Mix de Estampas e de Cores: dicas infalíveis de como combinar

Como usar a cartela de cores nos meus looks?

Após diversas análises, chega-se na tão esperada cartela de cores. Então, é hora de abusar das tonalidades. É importante indicar que não quer dizer que você não pode mais utilizar alguma tonalidade que esteja fora da cartela, viu?!

Por exemplo, se você ama um pretinho básico e ele não faz parte da sua cartela, você com certeza ainda pode utilizá-lo – mas com algumas ressalvas.

O preto é um evidenciador natural. Se você utilizá-lo com uma cor quente, a regra é que o preto vai receber ainda mais destaque.

Logo, combinar, por exemplo, uma camiseta preta com uma calça jeans de lavagem clara ou uma saia verde, azul ou lilás são boas soluções para adequar o look aos apontamentos da colorimetria.

Mesmo se o look for all black, ainda sim é possível deixá-lo mais adequado para as feições e tom da sua pele, já que é possível anular a tonalidade com acessórios (batons, brincos, colares, lenços, etc.) que seguem as cores que fazem parte da sua cartela.

E aí, gostou do post de hoje? Você pode aprimorar ainda mais o seu conhecimento, veja outros conteúdos do nosso blog que podem te interessar:

8 tipos de manga de blusa e inspirações de looks | LM

7 modelos de saia para arrasar em diversas ocasiões

Guarda roupa inteligente: aprenda como montar um

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24