Círculo cromático: você sabe usá-lo em seus looks?

Quantas vezes escutamos pessoas falando ou nós mesmos “gosto de usar preto porque combina com tudo”, “não compro peças com cores vibrantes porque acabo não usando”, “amo peças em tons de amarelo, mas não sei com que cor combinar”. Sabemos que harmonizar cores e estampas pode ser um desafio e tanto, mas estamos aqui para terminar com o dilema do guarda-roupa preto e branco, e mostrar o círculo cromático como uma ferramenta que irá te ajudar a ser mais criativa e como as cores podem e devem ser misturadas em uma mesma produção. Dando a oportunidade de combinações incríveis,  assertividade na escolha e looks super modernos e cool.

O que é um círculo cromático?

O círculo cromático é composto por 12 cores diferentes. Formado inicialmente por 3 cores primárias – vermelho, azul e amarelo. Com a mistura das 3 cores primárias, formamos mais 3 cores chamadas de secundárias – verde, laranja e roxo. Ao misturarmos as cores primárias com as secundárias obtemos mais 6 cores chamadas de terciárias, e assim completamos a círculo cromático.

 

Dentro do círculo cromático ainda podemos dividir as 12 cores em cores frias: azul, verde e roxo, e cores quentes: amarelo, vermelho, rosa e laranja. Também podemos citar os níveis de saturação em cada cor que vai de tons muito vibrantes até tons mais claros e sutis como a famosa paleta de candy colors.

circulo-cromatico

Como usar o círculo cromático em meus looks?

Há muitas técnicas e combinações de cores que podem ser feitas através do círculo cromático, agora chega de papo que vamos mostrar as principais para te ajudar:

Cores complementares

São combinações feitas com cores do lado oposto do círculo. Esse mix traz originalidade, ousadia e dinamismo para o look, principalmente se você inserir na combinação alguma peça com um tom mais saturado. Se ainda não se sente segura com combinações impactantes comece a brincar com os tons, por exemplo, você pode combinar um laranja mais escuro e saturado com um azul pastel para suavizar. Garantimos que vale a pena investir porque fica incrível!!

circulo-cromatico-cores-complementares

 

Look 1: Spoiler lançamento
Look 2: T-shirt Maxi Cactus >   Calça Abaulada Overlap >

 

Cores análogas

São combinações feitas com uma cor e suas duas vizinhas. Um look com cores análogas gera uma combinação cheia de alegria, refinado e com um toque fashionista. Ele pode parecer de início um pouco contrastante, mas temos certeza que você vai amar!! Uma dica: aqui invista em acessórios coloridos para brincar com as cores.

circulo-cromatico-cores-analogas

 

Look 1: Spoiler lançamento
Look 2: Blusa Decote V Chiffon >   Calça Alfaiataria Cinto >

 

Cores monocromáticas

São combinações feitas com tons dentro da mesma cor. Você pode montar infinitas combinações brincando com sobreposições, texturas e camadas de tons da mesma cor. É uma forma simples de montar seu look, mas não se engane, você terá uma combinação icônica. O ton sur ton afina, alonga e deixa a produção muito elegante.

monocromatico-lamandinne

 

Look 1: Spoiler lançamento
Look 2:  T-shirt Maxi Cactus >  Calça Pantalona Canelada >

E as cores neutras?

Claro que temos as cores neutras: branco, preto e cinza que vão bem em todas as combinações e por praticidade tendemos a usar sempre. Isso nos priva de usar nossa imaginação a criar looks incríveis e ousar na produção. Uma dica valiosa para as que amam um look basic e dark, comecem a inserir as cores aos poucos e/ou comece pelos tons pastel e candy colors. Outra ideia que da super certo, é salvar inspirações e ir montando várias combinações com o que você tem no guarda roupa e tirar foto para guardar aquele look que você gostou. Agora, prontas para inserir cor em seus looks?

 

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24