Mix de Estampas e de Cores: dicas infalíveis de como combinar

Criar looks com um bom mix de estampas, ou mesmo de cores, pode deixar muitas de nós cheias de dúvidas. Afinal, sabemos que as vezes – quase sempre – é difícil sair do “pretinho básico” de cada dia. Ficamos com medo de ousar e usar mais cores e estampas, quem dirá misturar tudo, né?

Por isso, conversamos com nossas estilistas aqui da La Mandinne, e elas deram dicas fáceis e práticas pra não errar e fazer você perder o medo de ousar! Se interessa pelo assunto? Então continue com a gente e veja as diferentes inspirações que com certeza irão te ajudar:

Dicas e ideias para acertar no mix de estampas

Se você pensa que combinar diferentes estampas no look é proibido, está redondamente enganada! Fazendo as escolhas certas, é possível acertar em cheio na combinação e desfilar por aí com um visual cheio de formas, cores e de vida, que encanta justamente por essa mistura inusitada.

Looks com mix de estampa são presença confirmada no dia a dia das mulheres de estilo criativo, mas até mesmo as mais clássicas e contidas podem se beneficiar dessa mistura, pois nem sempre ela precisa ser chamativa e exuberante. Existem várias formas de brincar com as estampas e, pensando nisso, separamos algumas dicas BOMBÁSTICAS e MEGA estilosas para te deixar mais segura na hora de combinar esse mix de informações de forma prática! Olha só:

1. Comece pelas estampas monocromáticas

Se você tem medo de errar no mix de estampas, o primeiro passo para perder essa insegurança é apostando em peças que seguem a mesma paleta de cores. Abra agora mesmo o guarda-roupas e observe: você provavelmente tem mais de uma peça estampada que segue o padrão preto e branco, não tem? Pois traga-as para jogo!

Podem ser estampas de listras, de poás, a elegante pied de poule… O que for! Tente experimentar misturar essas peças que seguem o mesmo padrão monocromático e descubra combinações harmoniosas que antes nem tinham passado pela sua cabeça!

estampa monocromática

2. Listras são bem fáceis de acertar

As peças com estampas listradas são, basicamente, um curinga no guarda-roupas feminino. Elas são uma das estampas mais fáceis de combinar, pois vão bem com quase tudo!

A estampa combina fácil com florais e até com desenhos mais pequeninhos. O negócio é fazer aquele esforço criativo e colocar a peça listrada lado a lado com outras estampas do seu armário. Novamente: se elas tiverem tons parecidos, combinar fica ainda mais fácil!

Algo bem legal para se ter em mente é que as listras no preto e branco fazem um match perfeito com o vermelho. Por isso, que tal finalizar o look com a cor do batom?

look com listras mais poa

3. Equilibre estampas maiores e menores

Uma espécie de “regra” que muita gente gosta de seguir na hora de criar seus looks com o mix de estampas é o de escolher sempre peças com estampas de proporções diferentes. Por exemplo, combinar uma blusa de listras fininhas com uma saia floral com desenhos grandes, que chamem mais a atenção, é uma boa escolha.

Tente usar nesse macete nas combinações do seu guarda-roupas e veja se ele funciona para você! O contrário do exemplo que demos também pode dar certo: combinar uma peça de listras grossas com outra em que a estampa é menorzinha e mais delicada.

Equilíbrio é tudo, né não?!

look com estampa grande

4. Aposte no combo Poá + Floral

Mesmo quando estamos a fim de ousar um pouco mais, bate aquele medo de misturar duas estampas diferentes, né? Nesses momentos, a dica de ouro é apostar em misturas que são certeiras e que sempre caem bem! Se você é iniciante na arte do mix de estampas e ainda tem receio de misturar, o ideal é tentar uma combinação clássica: poá + floral.

Diferentes mulheres já apostaram nesse estilo e, pode ter certeza, ele sempre fica bastante feminino e encantador! Uma boa forma de dar vida ao combo é no look com camisa e saia. Com peças soltinhas, cheias de fluidez e com estampas que são a sua cara, você vai se sentir esplêndida!

look poa floral

5. Estampa única em diferentes peças

Outra dica bem legal para ter em mente se você estiver com medo de combinar peças estampadas é a possibilidade de usar a mesma estampa no visual. Utilizar peças com uma mesma linguagem dá aquela cara de conjuntinho para sua produção e o look ganha ainda mais destaque. Enquanto isso, você só economiza tempo!

Saias e blusas, vestidos e casacos… Escolha tudo igual e ficará m-a-r-a!

look com a mesma estampa

E como combinar as cores no visual?

Agora que já aprendemos as dicas fundamentais para criar looks com mix de estampas sem medo, vamos para outro assunto que deixa algumas dúvidas: a combinação de cores no visual.

Para dominar o assunto, é importante entender a teoria do círculo cromático, que classifica as cores em análogas e complementares. Nunca ouviu falar nisso? Então corre fazer a leitura do nosso post “Círculo Cromático: você sabe como usá-lo nos looks?” que lá dá pra entender tudinho! Além disso, vamos te ajudar com algumas dicas rápidas aqui em baixo:

Combine cores quentes com cores quentes e cores frias com cores frias

Rosa e vermelho são cores que ficam perfeitas juntas, já tentou? Além dessa combinação, o amarelo e o laranja também dão um show nos looks, mas isso você já sabe, né? Pois bem, esses dois exemplos mostram perfeitamente o quão positivo é o casamento das cores quentes no visual. O resultado é sempre um look bold, daqueles que serão sempre percebidos, onde quer que você passe.

Por outro lado, a harmonização com tons clarinhos do azul e verde, ou roxo e cinza – todos tons de cores frias – fica igualmente perfeita! E não precisa se prender a cada uma delas conforme a estação não, viu? No frio ou no calor, você pode escolher seus combos preferidos para criar seus looks. Algo que muitas meninas estão levando em consideração ultimamente são as técnicas de coloração pessoal, já ouviu falar? Leia no post “Coloração pessoal: qual cor me favorece?“!

Para apostar nesse tipo de combinação, a nossa dica é começar com peças fáceis de cores análogas (as cores que ficam lado a lado no círculo cromático), como uma blusa básica, calça e blazer.

Outro caminho é começar aos poucos, apostando em detalhes primeiro. Como brincos, colares, gorros e cachecóis! Depois que você ver que dá certo misturar as cores “vizinhas” é só se jogar em um look total de cores parecidas. Fica lindo e sofisticado!

look com combinação de cores

Ou você pode fazer o contrário: combine cores complementares!

Quando sentir que as combinações de cores vizinhas não são o suficiente para criar o visual que você quer, tente combinar as cores complementares! Essas são as cores que ficam em lados opostos do círculo cromático e oferecem, basicamente, o maior contraste que esses tons podem receber.

Alguns bons exemplos de combinações contrastantes para você experimentar são:

  • Vermelho e verde;
  • Amarelo e violeta;
  • Azul e laranja;

looks com cores complementares

Se ainda não deu chance para esses casamentos, tente na próxima vez que for criar seus looks, inclusive no mix de estampas. Depois volta aqui e nos conta o que achou, tá?

Pronto! Sabendo dessas dicas você já está mais preparada para fazer combinações ARRASADORAS com as peças do seu guarda-roupas.

Se gostou dessas dicas, com certeza vai adorar os outros posts aqui do blog. Então continue aqui conferindo as nossas Dicas para usar o look Vestido com Tênis. Com esse combo você já pode colocar em prática os aprendizados que teve sobre as combinações de cores e estampas que viu aqui.

Até mais!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24