Como escolher óculos de sol? Dicas para cada tipo de rosto

Imagem ilustrada com os óculos que ficam melhor com cada tipo de rosto

Saber como escolher óculos de sol é tão importante quanto saber o próprio estilo, já que além de incrementar o visual, o acessório protege os olhos da alta luminosidade.

O óculos, seja para o dia a dia ou solar, precisa ser proporcional ao biotipo para ficar harmonioso. Sabendo disso, aprenda a identificar seu tipo de rosto e quais as melhores armações. Boa leitura!

Rosto oval

O rosto oval possui o comprimento da face levemente maior que a largura, no mesmo formato que a forma geométrica oval. É marcado por queixos arredondados, porém acentuados.

As maçãs do rosto também são proeminentes e dão destaque a parte superior do rosto. Nesse caso, o maxilar é menor que a largura da testa.

É um biotipo que dialoga com diversos tipos de armações. Os melhores modelos são gatinho, aviador e wayfarer (os pretos clássicos Ray-Ban). Além dessas opções, veja as estratégias para harmonizar o óculos com o rosto oval:

  • Opte por armações mais largas que o rosto, elas equilibram as proporções de largura e altura;
  • Evite usar óculos com ângulos acentuados, isso chama a atenção para as linhas retas do rosto (laterais);
  • Escolha designs que chegam até as sobrancelhas.

Rosto redondo

O rosto redondo apresenta linhas curvas por toda a face. Portanto, o queixo é arredondado, seguido de bochechas grandiosas e a linha do cabelo na testa tem o mesmo formato do queixo. É propriamente um círculo.

Os óculos molduram o rosto redondo com linhas retas para equilibrar as proporções circulares. Nesse caso, as melhores armações são as quadradas e retangulares. Veja também algumas dicas para escolher:

  • Evite modelos redondos, eles se misturam com o formato do rosto e desvaloriza;
  • Opte por designs com ângulos acentuados;
  • Invista em óculos de sol com armações largas na parte superior;
  • Cuidado com as armações rentes à bochecha, uma vez que podem incomodar ao movimentar o rosto para conversar.

Modelo usa óculos de sol quadrado na praia

Rosto quadrado

O rosto quadrado é marcado pelo tamanho idêntico entre largura e altura. A principal características são as linhas retas da mandíbula, que são bastantes evidentes.

Além do mais, a divisão entre testa e couro cabeludo é linear horizontalmente (segue o mesmo padrão do queixo).

Como pudemos perceber, o rosto é carregado de traços angulares. A título de curiosidade, a Angelina Jolie é um das referências em rosto quadrado. Posto isso, os melhores óculos para rosto quadrado são redondo, aviador e oval.

Para escolher o modelo correto, preste atenção aos seguintes detalhes:

  • Opte por armações com cantos e lentes arredondadas;
  • Evite óculos de sol quadrados e retangulares, pois sobrecarregam as linhas do rosto, deixam a face com aparência artificial (tipo uma pequena caixinha).

Modelo usa óculos de sol ovalado com lente rosa

Rosto retangular

O rosto retangular é marcado pelo comprimento maior que a largura. Dessa forma, a testa e o queixo ganham mais destaque que as maças do rosto e possuem o mesmo tamanho.

É um biotipo que valoriza as extremidades da face, por isso, a escolha do óculos respeita essas dimensões.

Dicas:

  • Deixe de lado as armações retangulares, uma vez que sobrecarregam as linhas do rosto;
  • Evite modelos pequenos, pois aumentam a distância entre a testa e o queixo, alongando demais o rosto.

Os melhores óculos de sol para rosto retangular são redondo, aviador e gatinho. De preferência, mais largos do que a face para equiparar as proporções.

Modelo usa óculos de sol redondo amplo e um conjunto preto

Rosto triangular

O rosto triangular apresenta a base (queixo) maior que o topo (testa). Dessa forma, todas as linhas do rosto direcionam o olhar para a parte superior.

Nesse biotipo, as mandíbulas são discretas e a linha do cabelo também é levemente para trás, o que contribui para o formato triangular da face.

Como o rosto triangular tem a base maior, as melhor opções de óculos são gatinho, redondo e wayfarer. O principal objetivo é chamar a atenção para a parte superior do rosto, uma vez que a base já é proeminente.

Além das dicas citadas, opte:

  • Modelos de armações com estampas diferenciadas e detalhes no topo;
  • Modelos mais largos que a face;
  • Evite óculos com lente quadrada.

Modelo usa óculos de sol preto de gatinho

Rosto coração

O rosto coração também é conhecido como triângulo invertido. A testa é a parte mais larga do rosto que diminui o tamanho à medida que fica próximo ao queixo.

Por isso, a parte inferior é mais fina. Aqui, as maças do rosto também são proeminentes e as linhas da mandíbula direcionam para o queixo.

O rosto coração, ou triângulo invertido, é um biotipo que harmoniza com armações com poucos ângulos. Tanto que, os melhores óculos de sol são redondos e aviador. Sabendo disso, atente-se aos seguintes detalhes:

  • Evite armações quadradas, retangulares e de gatinho, pois elas aumentam o tamanho da testa e destoam do restante da face;
  • Opte por designs menores ou da mesma largura que o rosto, assim eles equilibram as proporções do rosto.

Agora que você já sabe como escolher óculos de sol, é hora de arrumar a mala de viagem e se preparar para curtir ótimos dias no sol.

Aproveite para ler também:

Como escolher look para viajar de avião

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

1 Comment

  • Avatar
    Rômulo
    Postado 26 de janeiro de 2024 22:33 0Likes

    Gostei do post, muito útil. No entanto, para um leigo como eu, ilustrações que mostram o rosto de frente ajudam ainda mais o aprendizado.

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24