Como surgiu o Outubro Rosa e o uso dos lenços como aliado

Esse post é sobre um assunto que precisa muito ser falado, o Outubro Rosa. Nós, da La Mandinne, não poderíamos deixá-lo passar em branco, já que somos uma marca totalmente feminina e tudo que fazemos é pensando nas mulheres.

Durante o Outubro Rosa, nós separamos algumas mulheres que inspiram para contar as suas histórias lindas de superação e disponibilizamos alguns lenços super fashionista. Depois desse post, assista o Juntos pelo Outubro Rosa, a cada venda, a totalidade do lucro será revestido para o combate ao câncer de mama.

Agora, entenda a importância desse movimento e como ele se alia ao lenço para cabelo!

Outubro Rosa: um convite ao toque!

Como sabemos, outubro é uma época muito importante, porque durante todo o mês acontecem diversas campanhas ao redor do mundo para conscientizar e combater o câncer de mama. É um convite para as mulheres tocarem o próprio corpo e ir ao médico se perceberem alguma diferença nos seios. Pois bem, vamos entender mais sobre essa causa e por quê é importante darmos atenção para ela!

Como surgiu o outubro rosa?

Em meados de 1990, algumas campanhas isoladas sobre o câncer de mama começaram nos Estados Unidos. Mesmo começando pequeno, o movimento conquistou o reconhecimento nacional e, após essas campanhas, o Congresso Americano definiu Outubro como o mês oficial para prevenção e combate ao câncer de mama.

O laço rosa começou em NY e ganhou o mundo

O símbolo do Outubro Rosa são os laços da mesma tonalidade, mas nem sempre foi assim. Quem difundiu a ideia de usar esse elemento como símbolo da luta foi a Fundação Susan G. Komem for the Cure em 1990, isso aconteceu durante a Corrida pela Cura em Nova York.

Os corredores que participaram desse evento receberam um laço rosa para usarem durante a corrida e, depois dessa ocasião, passou a ser entregue em campanhas, locais públicos, desfile, enfim, em diversos lugares. Atualmente, essa organização sem fins lucrativos é a maior dos EUA sobre essa temática.

No Brasil, os primeiros movimentos começaram alguns anos depois, em outubro de 2002, onde o Obelisco do Ibirapuera recebeu uma iluminação rosa para chamar atenção à causa. Esse foi o início de um longa jornada de campanhas até que, em 2008, o país inteiro abraçou o movimento definitivamente.

A partir de então, a maioria das prefeituras, ONG’s, empresas, escolas e instituições no geral, aderem ao movimento e divulgam a causa com o intuito de conscientizar as mulheres que o câncer de mama é tratável com o diagnóstico antecipado. Para entender porque tantas organizações se preocupam o movimento, conheça os números de casos e óbitos no próximo tópico.

Qual a importância do Outubro Rosa? Conheça em números

O câncer de mama é a doença que tem a maior taxa de mortalidade feminina no Brasil e, segundo o números de 2020 do INCA(Instituto Nacional de Câncer), equivalem a 16,1% do total de óbitos no país. É um número muito expressivo!

Estima-se que 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama surgiram em 2020, ao redor do mundo. Nesta mesma época, mais de 600 mil mulheres não conseguiram vencer essa luta. Apenas no Brasil, estima-se que 60 mil casos de câncer de mama surgem por ano e, infelizmente, é um número que cresce progressivamente em mulheres com mais de 40 anos.

Além disso, os dados fornecidos pelo instituto mostram que as regiões Sudeste e Sul é onde se concentram as maiores incidências, enquanto o menor número é na região Norte. É o tipo de doença que mais acontece em mulheres brasileiras que, consequentemente, contribuiu para os altos índices de óbito.

A questão é: nós conseguimos estabilizar esses números fazendo o diagnóstico precoce. Este é um assunto de suma importância que deve ser tratado durante o ano inteiro e, durante o mês de Outubro, as autoridades fazem um apelo às mulheres para que separem um tempo e cuidem de si!

Em suma, a campanha visa alertar às mulheres sobre o câncer de mama e conscientizá-las a realizarem os exames corretamente para um diagnóstico precoce no caso da presença da doença. Mas, além do laço rosa no peito, os lenços na cabeça mostram a luta que essas mulheres estão enfrentando, entenda melhor sobre essa afirmação no próximo tópico.

Lenço para cabelo: o símbolo da luta!

Os lenços e bandanas são acessórios usados pelas mulheres desde muito tempo atrás, tanto que é um adorno presente no visual de mulheres do mundo inteiro, destacando as árabes com hijabs e as africanas com turbantes, povos que usam esse adereço como símbolo de cultura e beleza.

Nós até listamos algumas formas de usar lenço para uma produção mais estilosa, já que o acessório esteve em alta o ano inteiro.

Já aqui no Outubro Rosa, eles também carregam o significado profundo de luta e combate ao câncer e vale ressaltar que tirar o lenço é sinal de vitória! E nós explicaremos como eles entram na vida dessas mulheres com dois importantes papéis, veja quais são:

1. Proteger do Sol

O lenço para cabelo protege a cabeça dos raios solares que, inclusive, é um dos cuidados diários que pessoas em tratamento precisam. Isso acontece porque as medicações usadas no tratamento são fotossensíveis e quando o calor ou raios ultravioletas entram em contato com a pele, a ressecam e provocam manchas permanentes.

Por isso, usar o acessório previne que a cabeça e pescoço fiquem com sequelas.

E como estamos falando de proteção, confira as dicas de protetores solares que valem a pena você conhecer.

2. Aumentar a autoestima

Além da funcionalidade anterior, os lenços são usados para aumentar a autoestima, afinal de contas, os cabelos femininos sempre foram símbolo de beleza e, na maioria das vezes, as mulheres consideram como uma das partes do corpo favoritas. Consequentemente, é natural olhar para o espelho e se sentir diferente sem o cabelo.

Colocar o lenço na cabeça, ajuda a mulher a se sentir bem com o próprio corpo. Os lenços apresentam a funcionalidade incrível de proteger a cabeça mas, além disso, adornam o rosto feminino como a moldura faz com a obra de arte.

Por isso, escolher lenços de diferentes cores e estampas é cuidar de si. Aliás, nós temos um post falando sobre coloração pessoal bem interessante que vai te ajudar a escolher os melhores tons para você. Vamos montar looks maravilhosos usando lenços na cabeça.


Durante o mês de Outubro, faça exames preventivos e incentive as mulheres ao seu redor a fazer o mesmo. Compartilhe este post com uma amiga para ela entender a importância desse movimento e encaram essa jornada junto com a gente.

Lenços

Vista-se de rosa com a La Mandinne, ao adquirir um lenço com a gente, 100% do lucro será revertido para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama. Nos ajude a espalhar a palavra!

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24