Como usar pantacourt? Dicas fashion com a La Mandinne

Alerta tendência! As leitoras antenadas do blog La Mandinne sabem que por aqui nós sempre trazemos em primeira mão as melhores novidades do mundo da moda, não é mesmo? Pois este post foi dedicado especialmente à calça que mais divide opiniões entre as mulheres – já sabe qual é?

Com uma estrutura bem larguinha nas pernas e a barra numa altura pouco abaixo do joelho, a calça pantacourt é uma peça super estilosa derivada das famosas pantalonas, peças que foram importantíssimas para o aumento da liberdade das mulheres em seu vestuário.

Veja bem, no início do século 20 o armário feminino contava apenas com saias e vestidos que limitavam os movimentos. Por isso, estilistas criaram um modelo de calça que parecia uma saia dividida, as pantalonas. Para ousar ainda mais (em parâmetros da época), a estilista italiana Elsa Schiaparelli resolveu encurtar o modelo, dando origem à pantacourt.

Você imaginava que um simples tipo de calça pudesse ter tido tanto significado? Para trazer essa peça icônica aos tempos modernos, confira a seguir 7 dicas de produções lindíssimas com os diferentes modelos existentes da calça pantacourt – se você ainda não arriscou experimentar a peça, garantimos que as nossas inspirações vão te tornar uma fã de carteirinha!

1. Pantacourt jeans

Começando com um clássico, as pantacourt jeans são as versões mais democráticas da peça, pois podem ser usadas em quaisquer ocasiões. Para o trabalho, combine a calça com uma camisa social e o resultado será um look formal, mas ainda super estiloso e interessante graças à modelagem diferenciada da parte de baixo.

Já para ocasiões mais tranquilas, aposte nos croppeds ou nas t-shirts por dentro da calça – o visual fica descontraído e confortável sem ser relaxado demais. Nos pés, recomendamos as alpargatas, mules ou os saltos com fivela para continuar a vibe fashionista da roupa.

2. Pantacourt envelope

Esse modelo é perfeito para dar um toque diferente à pantacourt em dias que você quer inovar no look: a sua amarração tipo ‘envelope’ acrescenta movimento e dimensão à calça, de forma que mesmo as t-shirts mais básicas se transformam em produções completas e super estilosas.

Aqui, o ideal é manter os acessórios e o calçado numa linha mais minimalista para que a atenção não se desvie da peça destaque do look, que é a lindíssima calça pantacourt tipo envelope – conheça a teoria do círculo cromático para descobrir como usar as cores para ressaltar ainda mais a peça.

O visual romântico e encantador do look promete conquistar corações!

3. Pantacourt abaulada

Se você quer levar todo o conforto e leveza das calças pantacourt a festas e eventos chiques também, o modelo abaulado é a solução. Ele se refere às peças cuja barra é assimétrica, maiores na parte interna e menor na externa – isso cria uma elegância incomparável que não pode ser vista em nenhuma outra calça de malha!

Para ressaltar ainda mais esse caráter festivo e bem-apresentado da peça, os modelos de calça pantacourt abaulada da La Mandinne contam com tecidos especiais de cetim brilhantes e texturizados. Combine com bota de cano médio e um body bapho e estará mais que pronta para arrasar na balada!

4. Pantacourt de linho

A essa altura já deu para perceber o quão versátil é essa calça e seus diferentes modelos, né? Pois a pantacourt pode servir perfeitamente para os dias em que você precisa estar mais arrumada e ao mesmo tempo bem confortável!

Aqueles em que nós só queremos curtir a leveza, mas sem ter que ficar com o pijama o dia inteiro.

As pantacourt de linho são ultra confortáveis e permitem que você fique bem à vontade para os dias de home office, mas caso tenha que correr para o escritório, por exemplo, pode ficar tranquila, afinal, a aparência da peça está em alta!

Caso queira aprimorar o look, saiba que as composições nas cores candy color estão super em alta.

5. Pantacourt com cós de elástico

O cós elástico desses modelos de calça deixam a peça extremamente maleável, você encontra facilmente tanto modelos mais esportivos com faixas ao lado para usar com t-shirts e regatas, quanto modelos lisos e de cor vibrante para abusar da tendência color block e ficar pronta para o outfit do verão.

Aposte sem medo nessa calça com tênis, plataformas e mules!

calca-pantacourt-cos-elastico

Calças Pantacourt

6. Pantacourt estampada

Se você está buscando por um visual mais alegre e que foge das cores básicas de todos os dias, as suas melhores amigas devem ser as estampas. Florais, animal print, listras, padrões geométricos ou linhas étnicas: todos os tipos de design ficam lindos na modelagem da pantacourt! Use uma muscle tee, outra peça discreta na parte de cima e o look estará completo.

7. Pantacourt canelada

O tecido canelado é feito de um material similar à lã e costuma estar no meio termo entre ser fino e pesado, a sua característica mais reconhecível são as listras verticais ou horizontais em relevo. Elas representam um detalhe sutil que faz toda a diferença, então o ideal é combinar a calça pantacourt canelada com uma blusa coringa básica.

Ah, e essa peça também é ótima para diversificar os looks de trabalho – combine-a com um blazer da mesma cor e crie um look bem mais interessante para o ambiente formal do escritório!

Acerte na hora de usar a pantacourt!

Agora que você já viu as melhores formas de usar a pantacourt, que tal descobrir como seus diferentes tipos se comportam nos biotipos corporais para escolher um modelo que te valorize? Veja só:

  • Para quem quer parecer mais alta: o corte da barra da pantacourt diminui a altura, então prefira usá-la com salto alto! Looks monocromáticos ou com listras verticais também são alternativas para alongar a silhueta.
  • Para quem quer valorizar o corpo: as pantacourt mais larguinhas e com listras verticais ajudam a criar um efeito maior de largura e curvas.
  • Para quem quer disfarçar o quadril: opte por modelos de pantacourt que são mais soltos ou que têm mais detalhes na região do joelho e que desviam atenção do quadril;
  • Para quem quer disfarçar os ombros: invista em calças pantacourt com estampas, cores vibrantes e que tenham bolsos ou qualquer outra característica que atraia a atenção para as pernas.

E aí, já escolheu qual das nossas dicas vai usar quando montar o seu próximo look com calça pantacourt?

Se gostou deste post e quer desvendar mais conceitos do mundo da moda, descubra também como usar a calça jogger na nossa última publicação e amplie ainda mais as opções do seu vestuário!

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24