Estilo clássico: o queridinho da mulher elegante. Aprenda a usar!

look estilo clássico

Quem gosta de pesquisar sobre moda e estilo com certeza já ouviu falar sobre os estilos universais e sabe que um deles é o estilo elegante.

Calma lá, você não sabe do que estamos falando?! Sem problemas! O BlogLM explica: no universo da moda, consideramos que todas as criações seguem, pelo menos, um desses tipos de estilo (que são considerados “universais”):

  1. Estilo Clássico;
  2. Romântico;
  3. Criativo;
  4. Dramático;
  5. Elegante;
  6. Básico;
  7. Sexy.

Diante deles, arriscamos dizer que o estilo clássico é o mais “certeiro”, pois se atém ao que já é consagrado e nunca vai sair de moda. Por isso, consegue sempre criar combinações que são atemporais, cheias de estilo e elegância independente de onde for.

Pensando nisso, nossa Dream Team La Mandinne resolveu criar um conteúdo com tudo que você precisa saber para aderir ao estilo e arrasar no seu dia a dia. Uma espécie de guia mesmo, que mostre os conceitos, as peças e as combinações que fazem parte da rotina da mulher clássica. Se interessou? Então confira!

Entendendo os elementos do estilo clássico

Como o próprio nome já diz, o estilo clássico é aquele que valoriza visuais tradicionais, que são aclamados pela moda. Pensando dessa forma, quem segue o estilo não se prende muito ao que é novidade e trend nas passarelas, pois em seu guarda-roupas vai ter sempre peças que funcionam bem, não importa quando e aonde for. Em poucas palavras: é um estilo atemporal.

Mas não confunda, viu? Isso não quer dizer um visual ultrapassado, datado ou fora de moda. Não é isso! O estilo clássico é aquele que perdura, coleção após coleção, ano após anos. Afinal, mesmo que novas tendências vão surgindo a cada dia, existem coisas que a gente custa a deixar de lado, como um bom look com camisa e calça, ou as combinações com cores sóbrias e neutras.

O estilo clássico é sobre isso!

Com esse visual, as mulheres conseguem transmitir, a partir de seu estilo – suas roupas, sua maquiagem, seus acessórios e até mesmo seu jeito de falar, se portar e agir –, uma mensagem de elegância, refinamento, sofisticação, seriedade, respeito e, principalmente, de empoderamento.

Peças que ajudam a formar o estilo clássico feminino

Para criar essa mensagem, o guarda-roupas da mulher clássica é repleto de peças com linhas retas, bem estruturadas e com paletas de cores condizentes com esse refinamento. Vendo assim, parece que são coisas super sérias e sem graça, né? Mas não se engane, são peças lindas e que com certeza você já usou muito na sua vida! Olha só:

1. Camisa branca

Existe peça mais clássica do que essa, gente? Embora seja uma peça antiga, usada há muitos e muitos anos por homens e mulheres, ela nunca saiu de moda e nem se tornou uma peça “batida”, que perdeu o espaço nos looks. E pense bem: dá para usar ela tanto num lookzinho formal, como a ida para o trabalho, quanto em algo mais despreocupado, como um mood praia.

Isso é versatilidade, e versatilidade é algo que combina perfeitamente com o estilo clássico!

look camisa branca

2. Calça alfaiataria

Há pouco tempo, falamos sobre a calça alfaiataria aqui no BlogLM, leia também: Calça Alfaiataria Feminina – como usar em diferentes ocasiões. Temos certeza que em uma coisa a gente concorda: essa peça GRITA elegância e requinte, não é mesmo? Com seus cortes retos, tecidos bem estruturados e com uma modelagem confortável, a peça é a queridinha no ambiente corporativo.

Pois bem, ela é mais uma grande alinhada do estilo clássico! Mesmo que o ambiente corporativo pareça ser seu “habitat natural”, a calça alfaiataria está descobrindo o mundo ultimamente e ganhando espaço nos looks urbanos, sendo usada de forma mais despreocupada, mas sem abandonar esse ar chic que ela carrega. Um arraso!

look calça alfaiataria

3. Saia lápis

Quando não estão a fim de criar um look com calça, as mulheres de estilo clássico recorrem muitas vezes à saia lápis, que é uma peça mais fresquinha, cheia de feminilidade e que não abre mão da elegância. Tem, inclusive, quem chame esse modelo de saia de “saia secretária”, pois ela também é super comum no ambiente corporativo dos escritórios.

Essa peça do guarda-roupas feminino passa uma mensagem de poder como nenhuma outra. Basta observar: muitas mulheres poderosas, como grandes empresárias e até mesmo presidentas e primeiras ministras, adoram criar looks com esse estilo.

Entretanto, como todas as outras peças do estilo clássico, não é só para criar um visual cheio de seriedade que as saias lápis servem. Combinada com outras peças, a saia também funciona para criar visuais despojados, que podem te acompanhar no dia a dia longe do trabalho.

look com saia lápis

4. Blazer

Essa peça você com certeza já esperava, não é mesmo? Afinal, para combinar com a camisa de botões e a calça alfaiataria ou com a saia lápis, não existe terceira peça melhor do que o blazer feminino! Ele é extremamente elegante e completa com chave de ouro o look clássico, com aquele ar de seriedade que combina com o trabalho.

Para ser uma peça versátil e atemporal, que sobreviva ao tempo, a mulher clássica gosta mesmo de um blazer em cores igualmente clássicas, como o preto, o cinza e o marinho. Ela pode, ainda, optar por uma peça estampada – nesse caso, os padrões também serão aqueles elegantes e aclamados: espinha de peixe, xadrez príncipe de Gales e risca de giz.

look com blazer colorido e tradicional

5. Blusa listrada

“Nossa dream team, mas é só peça séria que tem lugar nesse estilo? Não tem nada mais despreocupado não?” Calma, tem sim! O estilo clássico não é sinônimo de look corporativo, mas sim de peças que nunca sairão da moda. Uma delas é a famosa blusa listrada, que você provavelmente tem e usa muito!

Essa blusa é encontrada em diferentes formatos: com manga curta, manga comprida, com botões, sem botões, com listras finas, listras grossas, em algodão, em seda ou em lã… O mais comum mesmo são as listras no preto e branco, que aí sim são um verdadeiro clássico.

Como já te ensinamos em nosso post que mostrava como combinar cores e estampas, o listrado é super fácil de harmonizar com outras peças e sempre resulta em algo agradável e cheio de charme. Por esse motivo, é algo que nunca vai sair de moda e, logo, tem lugar garantido no guarda-roupas clássico.

look com peça listrada

Dicas para se vestir de maneira clássica no dia a dia

Certo, agora que já conhecemos algumas das peças mais comuns do estilo clássico, você pode se perguntar: como eu faço para usar essas peças ilustres nos meus looks do dia a dia? Nós te damos um spoiler: não é nada difícil, afinal, todas as peças são super tranquilas de combinar.

Veja algumas dicas nossas:

Estilo Clássico no Trabalho

Nem precisa dizer muito, né? O estilo clássico e o ambiente de trabalho combinam HIPER bem, como você já viu acima quando a gente listou as peças mais comuns nesse visual.

Portanto, não tem segredo: é só apostar em peças com visual formal e sério, combiná-las em criações que transmitem essa essência corporativa do estilo e partir pro escritório! Mesmo que você não trabalhe em algo tão sério assim, como um escritório de advocacia, dá para usar esse estilo para se vestir bem no sua dia a dia.

Camisas, calças sociais, blazers e scarpins são quase sempre presença confirmada. Se quiser quebrar essa seriedade toda, é só dar espaço para a calça jeans e alguns acessórios, que o look fica igualmente clássico e um pouco mais jovial.

look estilo clássico para trabalho

Estilo Clássico na Rotina

E quando estamos longe do trabalho e queremos algo mais despojado, vestimos o que? Camisa e blazer não dá, né?

Ainda assim, dá pra se vestir de forma clássica e elegante e muito confortável! Um belo look é a combinação da calça alfaiataria, a grande peça clássica do seu look, com outras roupas mais despojadas, como uma t-shirt branca e uma sandália de dedos ou até mesmo um par de tênis. O resultado: você confortável, bela e com muita classe!

look estilo clássico para rotina

Estilo Clássico no Look Festa

Para se vestir de maneira clássica no look festa, é só lembrar dos princípios do estilo que conhecemos lá no início desse post: peças clássicas, aclamadas, que nunca saem de moda e que passam uma imagem elegante, sofisticada e séria. Com isso em mente, é só escolher peças de cortes retos, feitas com materiais de qualidade e em cores mais contidas, que combinem com diferentes ocasiões.

Um vestido longo de cor única, combinado com alguns acessórios para dar brilho, já consegue ser o look perfeito para a ocasião!

look estilo clássico para festa

Inspirações: famosas de estilo clássico para ficar de olho

Hoje em dia não existe maneira melhor de se inspirar do que conferindo os looks de quem a gente admira no Instagram, Pinterest ou em outras redes, não é mesmo? “Roubar” looks é uma prática completamente aceitável e, na verdade, uma ótima maneira de experimentar criações novas e descobrir nosso próprio estilo por meio disso.

Se você também pensa assim, vai adorar conhecer algumas famosas que se vestem com o estilo clássico para ter aquela enxurrada de inspiração toda vez que navegar pelo feed. Nossas dicas são:

  • Jennifer Aniston: a Rachel de Friends, dona de looks super fofos que deixam muitas de nós querendo copiar;
  • Kate Middleton: afinal, ninguém melhor do que a própria realeza para nos mostrar como o estilo clássico pode ser moderno também;
  • Angelina Jolie: uma mulher clássica, madura, cheia de classe e de sensualidade;
  • Michele Obama: que se veste sempre com muita elegância e seriedade;
  • Gisele Bündchen: belíssima, brasileira e também amante do estilo clássico, de uma forma muito mais jovial.

Com as dicas que você conheceu aqui e seguindo essas pessoas, você com certeza poderá dominar com facilidade o estilo clássico feminino no seu dia a dia, pode apostar!

E então, bora criar alguns looks? Depois volta aqui e conta pra gente o que você achou! Ah, e já que estamos nessa vibe, que tal continuar a leitura conhecendo mais sobre o tweed? O tecido também é um grande clássico atemporal! Leia: Tweed – tudo sobre as referências e história do tecido.

Até mais!

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

5 Comments

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24