Quem gosta de pesquisar sobre moda e estilo com certeza já ouviu falar sobre os estilos universais e sabe que um deles é o estilo elegante.
Calma lá, você não sabe do que estamos falando?! Sem problemas! O BlogLM explica: no universo da moda, consideramos que todas as criações seguem, pelo menos, um desses tipos de estilo (que são considerados “universais”):
- Estilo Clássico;
- Romântico;
- Criativo;
- Dramático;
- Elegante;
- Básico;
- Sexy.
Diante deles, arriscamos dizer que o estilo clássico é o mais “certeiro”, pois se atém ao que já é consagrado e nunca vai sair de moda. Por isso, consegue sempre criar combinações que são atemporais, cheias de estilo e elegância independente de onde for.
Pensando nisso, nossa Dream Team La Mandinne resolveu criar um conteúdo com tudo que você precisa saber para aderir ao estilo e arrasar no seu dia a dia. Uma espécie de guia mesmo, que mostre os conceitos, as peças e as combinações que fazem parte da rotina da mulher clássica. Se interessou? Então confira!
Entendendo os elementos do estilo clássico
Como o próprio nome já diz, o estilo clássico é aquele que valoriza visuais tradicionais, que são aclamados pela moda. Pensando dessa forma, quem segue o estilo não se prende muito ao que é novidade e trend nas passarelas, pois em seu guarda-roupas vai ter sempre peças que funcionam bem, não importa quando e aonde for. Em poucas palavras: é um estilo atemporal.
Mas não confunda, viu? Isso não quer dizer um visual ultrapassado, datado ou fora de moda. Não é isso! O estilo clássico é aquele que perdura, coleção após coleção, ano após anos. Afinal, mesmo que novas tendências vão surgindo a cada dia, existem coisas que a gente custa a deixar de lado, como um bom look com camisa e calça, ou as combinações com cores sóbrias e neutras.
O estilo clássico é sobre isso!
Com esse visual, as mulheres conseguem transmitir, a partir de seu estilo – suas roupas, sua maquiagem, seus acessórios e até mesmo seu jeito de falar, se portar e agir –, uma mensagem de elegância, refinamento, sofisticação, seriedade, respeito e, principalmente, de empoderamento.
Peças que ajudam a formar o estilo clássico feminino
Para criar essa mensagem, o guarda-roupas da mulher clássica é repleto de peças com linhas retas, bem estruturadas e com paletas de cores condizentes com esse refinamento. Vendo assim, parece que são coisas super sérias e sem graça, né? Mas não se engane, são peças lindas e que com certeza você já usou muito na sua vida! Olha só:
1. Camisa branca
Existe peça mais clássica do que essa, gente? Embora seja uma peça antiga, usada há muitos e muitos anos por homens e mulheres, ela nunca saiu de moda e nem se tornou uma peça “batida”, que perdeu o espaço nos looks. E pense bem: dá para usar ela tanto num lookzinho formal, como a ida para o trabalho, quanto em algo mais despreocupado, como um mood praia.
Isso é versatilidade, e versatilidade é algo que combina perfeitamente com o estilo clássico!
2. Calça alfaiataria
Há pouco tempo, falamos sobre a calça alfaiataria aqui no BlogLM, leia também: Calça Alfaiataria Feminina – como usar em diferentes ocasiões. Temos certeza que em uma coisa a gente concorda: essa peça GRITA elegância e requinte, não é mesmo? Com seus cortes retos, tecidos bem estruturados e com uma modelagem confortável, a peça é a queridinha no ambiente corporativo.
Pois bem, ela é mais uma grande alinhada do estilo clássico! Mesmo que o ambiente corporativo pareça ser seu “habitat natural”, a calça alfaiataria está descobrindo o mundo ultimamente e ganhando espaço nos looks urbanos, sendo usada de forma mais despreocupada, mas sem abandonar esse ar chic que ela carrega. Um arraso!
3. Saia lápis
Quando não estão a fim de criar um look com calça, as mulheres de estilo clássico recorrem muitas vezes à saia lápis, que é uma peça mais fresquinha, cheia de feminilidade e que não abre mão da elegância. Tem, inclusive, quem chame esse modelo de saia de “saia secretária”, pois ela também é super comum no ambiente corporativo dos escritórios.
Essa peça do guarda-roupas feminino passa uma mensagem de poder como nenhuma outra. Basta observar: muitas mulheres poderosas, como grandes empresárias e até mesmo presidentas e primeiras ministras, adoram criar looks com esse estilo.
Entretanto, como todas as outras peças do estilo clássico, não é só para criar um visual cheio de seriedade que as saias lápis servem. Combinada com outras peças, a saia também funciona para criar visuais despojados, que podem te acompanhar no dia a dia longe do trabalho.
4. Blazer
Essa peça você com certeza já esperava, não é mesmo? Afinal, para combinar com a camisa de botões e a calça alfaiataria ou com a saia lápis, não existe terceira peça melhor do que o blazer feminino! Ele é extremamente elegante e completa com chave de ouro o look clássico, com aquele ar de seriedade que combina com o trabalho.
Para ser uma peça versátil e atemporal, que sobreviva ao tempo, a mulher clássica gosta mesmo de um blazer em cores igualmente clássicas, como o preto, o cinza e o marinho. Ela pode, ainda, optar por uma peça estampada – nesse caso, os padrões também serão aqueles elegantes e aclamados: espinha de peixe, xadrez príncipe de Gales e risca de giz.
5. Blusa listrada
“Nossa dream team, mas é só peça séria que tem lugar nesse estilo? Não tem nada mais despreocupado não?” Calma, tem sim! O estilo clássico não é sinônimo de look corporativo, mas sim de peças que nunca sairão da moda. Uma delas é a famosa blusa listrada, que você provavelmente tem e usa muito!
Essa blusa é encontrada em diferentes formatos: com manga curta, manga comprida, com botões, sem botões, com listras finas, listras grossas, em algodão, em seda ou em lã… O mais comum mesmo são as listras no preto e branco, que aí sim são um verdadeiro clássico.
Como já te ensinamos em nosso post que mostrava como combinar cores e estampas, o listrado é super fácil de harmonizar com outras peças e sempre resulta em algo agradável e cheio de charme. Por esse motivo, é algo que nunca vai sair de moda e, logo, tem lugar garantido no guarda-roupas clássico.
Dicas para se vestir de maneira clássica no dia a dia
Certo, agora que já conhecemos algumas das peças mais comuns do estilo clássico, você pode se perguntar: como eu faço para usar essas peças ilustres nos meus looks do dia a dia? Nós te damos um spoiler: não é nada difícil, afinal, todas as peças são super tranquilas de combinar.
Veja algumas dicas nossas:
Estilo Clássico no Trabalho
Nem precisa dizer muito, né? O estilo clássico e o ambiente de trabalho combinam HIPER bem, como você já viu acima quando a gente listou as peças mais comuns nesse visual.
Portanto, não tem segredo: é só apostar em peças com visual formal e sério, combiná-las em criações que transmitem essa essência corporativa do estilo e partir pro escritório! Mesmo que você não trabalhe em algo tão sério assim, como um escritório de advocacia, dá para usar esse estilo para se vestir bem no sua dia a dia.
Camisas, calças sociais, blazers e scarpins são quase sempre presença confirmada. Se quiser quebrar essa seriedade toda, é só dar espaço para a calça jeans e alguns acessórios, que o look fica igualmente clássico e um pouco mais jovial.
Estilo Clássico na Rotina
E quando estamos longe do trabalho e queremos algo mais despojado, vestimos o que? Camisa e blazer não dá, né?
Ainda assim, dá pra se vestir de forma clássica e elegante e muito confortável! Um belo look é a combinação da calça alfaiataria, a grande peça clássica do seu look, com outras roupas mais despojadas, como uma t-shirt branca e uma sandália de dedos ou até mesmo um par de tênis. O resultado: você confortável, bela e com muita classe!
Estilo Clássico no Look Festa
Para se vestir de maneira clássica no look festa, é só lembrar dos princípios do estilo que conhecemos lá no início desse post: peças clássicas, aclamadas, que nunca saem de moda e que passam uma imagem elegante, sofisticada e séria. Com isso em mente, é só escolher peças de cortes retos, feitas com materiais de qualidade e em cores mais contidas, que combinem com diferentes ocasiões.
Um vestido longo de cor única, combinado com alguns acessórios para dar brilho, já consegue ser o look perfeito para a ocasião!
Inspirações: famosas de estilo clássico para ficar de olho
Hoje em dia não existe maneira melhor de se inspirar do que conferindo os looks de quem a gente admira no Instagram, Pinterest ou em outras redes, não é mesmo? “Roubar” looks é uma prática completamente aceitável e, na verdade, uma ótima maneira de experimentar criações novas e descobrir nosso próprio estilo por meio disso.
Se você também pensa assim, vai adorar conhecer algumas famosas que se vestem com o estilo clássico para ter aquela enxurrada de inspiração toda vez que navegar pelo feed. Nossas dicas são:
- Jennifer Aniston: a Rachel de Friends, dona de looks super fofos que deixam muitas de nós querendo copiar;
- Kate Middleton: afinal, ninguém melhor do que a própria realeza para nos mostrar como o estilo clássico pode ser moderno também;
- Angelina Jolie: uma mulher clássica, madura, cheia de classe e de sensualidade;
- Michele Obama: que se veste sempre com muita elegância e seriedade;
- Gisele Bündchen: belíssima, brasileira e também amante do estilo clássico, de uma forma muito mais jovial.
Com as dicas que você conheceu aqui e seguindo essas pessoas, você com certeza poderá dominar com facilidade o estilo clássico feminino no seu dia a dia, pode apostar!
E então, bora criar alguns looks? Depois volta aqui e conta pra gente o que você achou! Ah, e já que estamos nessa vibe, que tal continuar a leitura conhecendo mais sobre o tweed? O tecido também é um grande clássico atemporal! Leia: Tweed – tudo sobre as referências e história do tecido.
Até mais!
5 Comments
magna prado
sou simpatizante por esse estilo, gosto muito e tranmite seriedade e elegancia , gostaria de receber mais dicas .