Estilo romântico: 5 características e como aderir

O estilo romântico valoriza a feminilidade das mulheres, exaltando a meiguice e doçura, sem deixar de demonstrar força e personalidade.

Para montar looks com essa estética é preciso unir elementos fluídos e suaves. Confira as 5 características fundamentais do romantismo na moda.

1. Rosa, uma cor predominante

O rosa é a cor que representa o estilo romântico. Segundo a psicologia das cores, o rosa representa sensibilidade, ternura, carinho e feminilidade. Por conta disso, é usado em todas as peças românticas.

Os vestidos harmonizam os tons de rosa pastel e rosê gold, pontos fortes em locais discretos. Por exemplo, o rosê dialoga com marsala, portanto, detalhes das flores contam com essa tonalidade.

2. Cores doces e tons neutros

A paleta de cores do estilo romântico é suave. Os looks apostam no candy colors a fim de remeter à ideia de doçura. Além do rosa, aqui antes, como núcleos preferidos são tiffany (verde-água) e serenity (azul bebê).

Mesmo usando esses núcleos, o estilo romântico não é infantil.

Essas opções harmonizam com subtons mais fortes, mas nunca em tons vibrantes, como rosa, royal e verde-band. O conceito do visual é ser brando! Aproveite para harmonizar com tons neutros, como branco e off white, que representa a pureza.

3. Os modelos são amplos e modestos

A modelagem do estilo romântico é ampla. Para isso, tecidos delicados para movimentação de dados ao usar exemplos: musse rendaline e crepes, encaixando no conceito do estilo. Inclusive, os tecidos delicados enobrecem a delicadeza da mulher.

Os modelos amplos são compostos por vestidos e saias rodadas, em que as peças justas e com fendas são dispensadas. Veja a seguir as características marcantes:

  • Decote: alto, pode ser V, U, quadrado, princesa, bem como gola alta, padre e polo;
  • Duração: midi, longuete ou longo;
  • Enfeites: babados, franzidos, drapeados, pregas e transpasses são estratégias de costura para dar volume à peça, os quais são usados constantemente!

Sendo assim, podemos afirmar que o estilo romântico também é modesto.

4. Estampas miúdas e florais

As flores e o amor são clássicas nas roupas e, aqui no estilo romântico, elas não ficam de fora. As principais estampas florais contam com designs das seguintes espécies:

  • Rosas: símbolo do amor puro, do companheirismo e afetividade;
  • Tulipas: representam o amor fervoroso;
  • Margaridas: retratam o amor verdadeiro e fiel;
  • Camélias simbolizam a persistência no amor e dedicação do casal;
  • Orquídeas: representam a paixão sedutora.

Estas são as principais, mas temos também a flor de laranjeira e lilases, ambas são delicadas e cheias de romance. As representações estão presentes nos vestidos, saias, quimonos, camisas e lenços.

Aliás, os desenhos também são para sempre a meiguice e valorizam a natureza. Estas estampas também marcam presença no estilo cottage core.

5. Acessórios pequenos, mas com detalhes

Seguindo o conceito de delicadeza, e os acessórios do estilo são cheios de detalhes. A título de curiosidade, o estilo romântico valoriza as texturas dos materiais, deixando o olhar mais íntimo e detalhista.

  • Bolsas: clutch, baú e baguette são as melhores opções. Elas complementam o visual sem chamar a atenção exacerbadamente. Opte pelos modelos neutros, assim você monta um guarda-roupa inteligente;
  • Colares, pulseiras e anéis: todos minimalistas, podem ser prata, dourado ou rosê. Aliás, invista em pingentes florais quando usar roupas lisas;
  • Enfeites de cabelo: presilhas e tiaras simples na paleta de cores do estilo ou decoradas com flores pequenas, pérolas, laços e pedrarias. Aposte também na scrunchie (amarrador de cabelo de tecido);
  • Calçados: mule, scarpin, sapatilha, sandália de tiras e tênis social. Aposte nestas opções para montar looks para trabalhar, visuais do dia a dia ou participar de eventos formais e informais.

Tendências românticas para apostar

As tendências do estilo romântico são fashionistas. Tanto que o conceito do romantismo está marcando presença das passarelas às fotos do Instagram. Veja a seguir as 3 tendências que você amará usar.

1. Camisa branca

A camisa branca é curada e perfeita para combinar com as saias rodadas de todas as cores e estampas. Além de montar sobreposições incríveis com suéteres de tricots. Aposte na camisa branca de laise, assim você tem uma peça versátil.

2. Tom Lilás

O tom lilás fica atrás apenas do rosa. A cor lilás representa a, magia, alquimia e espiritualidade que todos nós temos. Além disso, segundo a cromoterapia, a cor purifica a energia pessoal em níveis masculinos e mentais.

3. Mangá Bufante

A manga bufante é inspirada na moda dos anos 80 — vale dizer que a tendência fashionista recebeu um toque de modernidade.

Como mangas bufantes ganharam releituras, por exemplo, receberam volume nos ombros e afunilaram no antebraço e punho. E receberam babados, pregas e franzidos que antes eram simples.

Qual das tendências do estilo romântico você vai seguir? Esperamos que as nossas dicas tenham te inspirado! Continue acompanhando o blog La Mandinne para receber mais sugestões fashionistas.

Veja também os detalhes de outras modas que estão fazendo sucesso:

Estilo clássico

Estilo casual

Estilo urbano

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24