Tecido que não amassa: 6 opções que não precisam passar

O tecido que não amassa é muito prático, afinal de contas, poupa muito tempo em frente ao ferro e a tábua de passar. Sabendo dessa facilidade, nós listamos 6 opções de tecidos que não criam vincos e você pode colocá-los na mala de viagem que chegarão intactos ao destino, continue lendo e conheça!

1. Crepe versailles

O crepe versailles está entre os melhores tecido alfaiataria, se não o melhor. O versailles é encorpado e por conta dessa característica ele não marca o corpo e nem é transparente, sendo ideal para confecção de peças inferiores (calças, shorts e saias), sejam elas reta ou justas, já que ele também apresenta elastano em sua composição.

Aliás, o versailles apresenta um lado fosco e outro acetinado, essa dupla fabricação permite usá-lo tanto na confecção de peças alfaiataria para o trabalho (lado fosco), quanto roupas para festas (lado brilhoso). Aliás, é um dos tecidos que apresentam a maior durabilidade e marca presença no estilo clássico.

Outra característica:

  • Não faz bolinha.

2. Crepe dior

O crepe dior é a versão mais encontrada em lojas de franquia/departamento em peças alfaiataria, porque apresenta baixo custo de aquisição e o caimento é impecável. É um dos favoritos para produção de roupas formais, afinal de contas, ele não é transparente, tem elastano e é encorpado (não tanto quanto o Versailles). Logo, você encontra muitos conjuntos com ele, principalmente shorts e blazer.

Curiosidade:

  • É fosco dos dois lados;
  • É fresco;
  • Pode fazer bolinhas com o tempo.

3. Crepe amanda

Seguindo a linhagem econômica, o crepe amanda também é um dos tecidos que não amassam e possuem ótima qualidade. Aliás, apresenta um caimento mais leve que os anteriores, porém ele não é transparente. E, assim como o versailles, o crepe amanda apresenta um lado fosco e outro brilhoso.

Geralmente, o tecido é encontrado em calças pantalona e vestidos transpassados para valorizar a movimentação das fibras e por ser 100% poliéster, ele não estica.

Vantagens:

  • Ele não marca o corpo;
  • Apresenta ótimo custo-benefício.

4. Toque de Seda

O toque de seda é a versão econômica da seda pura. Enquanto a seda pura amassa bastante, este tecido apresenta fios sintéticos nos filamentos, o que permite que eles retornem a forma original mais rápido e tenham um acetinado incrível.

Este tecido, como o próprio nome diz, representa o toque da seda, portanto é leve, macio e suave. Por conta dessas características, você encontra camisas e kimonos belíssimos com este tecido, sendo perfeito para mulheres que viajam a trabalho e possuem o dress code formal. Além do mais, é uma ótima opção para quem adora a tendência dos lenços e pijamas chiques.

Curiosidades:

  • É delicado;
  • As estampas duram muito;
  • Encontrado com e sem elastano;
  • Não é transparente.

5. Musseline

O musseline é o terceiro tecido mais leve, perdendo apenas para a seda pura e organza. É um tecido com muita transparência e movimentação e, graças a esses pontos, é um dos mais encontrados em saída de praia, camisas repletas de detalhes (drapeados, franzidos e laços) e no estilo romântico por conta da movimentação suave.

Aliás, inúmeras grifes criam modelos brincando com a transparência, deixando ela posicionada em lugares estratégicos como braços e costas. Outro ponto importante é, os lenços para cabelo usam este tecido porque ele não cria volume ao ser manuseado em turbantes e tiaras, assim como a viscose.

Como estamos falando de lenço para cabelo, veja como ele tem forte relação com o Outubro Rosa.

Características:

  • 100% poliéster (não estica);
  • Estampas não desbotam.

6. Couro

Existem modelos com ou sem elastano, texturizados ou lisos, simples ou forrados com suede, vale ressaltar que é bem difícil encontrar um modelo estampado. Assim como a seda, o couro apresenta sua versão natural e a sintética onde ambas exigem cuidados periódicos de hidratação.

O bom é que não amassam, mas para isso é importante guardá-las sempre esticadas e sem peso em cima para não criar vincos.

O couro é o tecido que vai na contramão da leveza, já que é forte e encorpado, consequentemente, não é transparente. Por conta da rigidez do tecido ele é encontrado em terceira peça (jaqueta e blazer, no estilo urbano dramático), calças retas, flare, clochard ou mom. Além desses, o vestido sexy também utiliza desse tecido já que não marca o corpo e inspira poder.

Vantagens:

  • É impermeável;
  • Sensual e marcante.

Queremos inspirar ainda mais, veja como usar saia de couro e encante-se!

2 dicas para saber se o tecido amassa

Nós listamos os tecidos que não amassam mais conhecidos e, para facilitar ainda mais a sua vida, nós trouxemos duas dicas que vão te salvar na escolha das roupas, afinal, existem inúmeros tecidos além destes. Use as dicas a seguir para saber se o tecido amassa ou não:

1. Identifique se tem fibras naturais

As fibras naturais são linho, algodão, seda, cânhamo, juta, malva, coroá, abacá, rami e sisal. Logo, as fibras desses tecidos demoram para voltar ao seu formato original depois que deforma, sendo necessário usar ferro quente para esticar as fibras completamente.

Enquanto as fibras dos tecidos sintéticos (poliéster, nylon, modal, elastano e acrílico) têm a habilidade de retornar ao estado natural sem dificuldades, ou seja, elas não amassam. Por isso que algumas peças apresentam misturas, é o caso das malhas que apresentam muito elastano e pouco algodão. Dessa forma você cria um equilíbrio entre as fibras.

2. Aperte uma ponta

Caso você tenha a roupa em mãos, pegue uma ponta e feche na palma da mão por 2 segundos, em seguida solte e observe se o tecido criou vincos, amassados ou nervuras. Se demorar para voltar ao original você já sabe que vai dar trabalho para passar posteriormente.

Detalhe, os tecidos sintéticos não podem receber a temperatura do ferro, isso faz com que as fibras queimem e percam todas as suas propriedades. Não tente passar!

Se for muito necessário, deixe-o em temperatura mínima e utilize uma flanela de algodão entre a roupa e o ferro, mas isso é só em casos raros.

Gostou das dicas de tecidos? Esperamos que esse conteúdo te ajude a escolher as roupas que deseja. Continue pelo universo dos tecidos com a gente, conheça tudo sobre o tweed.

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24