Terceira peça: 8 ideias para a trend da sobreposição

Se você é antenada nas redes sociais e está sempre acompanhando as tendências, com certeza já notou que a terceira peça está dominando os looks do mundo todo.

Essa trend consiste em acrescentar uma roupa a mais à composição, geralmente um casaco ou outra peça que pode ser usada por cima dos coringas do dia a dia (shorts, camisetas, calças, etc.).

Os resultados desse modo de vestir são looks fashionistas e sofisticados que elevam essas roupas básicas. E o melhor é que a tendência é super versátil e se encaixa em diversos estilos femininos e masculinos. Vale a pena investir!

As 8 principais peças que são usadas para essa função são blazer, trench coat, kimono, parka, cardigan, colete, jaqueta e moletom. Neste post, falaremos sobre as melhores combinações com cada um deles. Confira!

1. Blazer

O blazer feminino é uma peça alfaiataria que cai muito bem em visuais formais. Feito em tecidos bem estruturados e atemporais, ele transforma looks simples em produções elegantes que demonstram estilo e senso de moda.

No entanto, apesar de ser um coringa para eventos e jantares chiques, o blazer está cada vez mais presente em outros cenários. É só dar uma olhada no Instagram e no Pinterest para ver como ele dominou os looks do street style (moda urbana).

Ou seja, o blazer se tornou uma peça tão versátil e prática de ser incluída no dia a dia que é ideal para montar um guarda-roupa inteligente!

Caso não conheça, esse é um método que busca eliminar aquelas roupas que são usadas somente uma vez dos nossos armários, substituindo elas por vestimentas que combinam entre si e que podem ser aproveitadas em diversas ocasiões.

Bem legal, né? Conheça os principais tipos de blazer e veja qual combina mais com o seu estilo para investir:

Blazer alongado

O seu comprimento vai até a coxa, então é ideal para combinar com shorts alfaiataria do mesmo tom. É um clássico para os looks de mulheres elegantes que preferem peças simples em tons neutros, mas que ainda querem algo para destacar os seus visuais.

Maxi Blazer

O modelo ganhou os visuais femininos na mesma velocidade que os looks oversized, sabe? O maxi blazer é perfeito para montar visuais urbanos e criativos, já que chama bastante atenção e é bem diferente dos casacos que estamos acostumadas a ver por aí.

Use para dramatizar o look e sair da mesmice!

Blazer Balmain

O figurino estruturado é marca registrada da Balmain. O estilo deste blazer faz sucesso nas passarelas há anos e está presente nos looks femininos desde então, então é uma opção segura e extremamente conceituada para investir.

As suas características marcantes são: ombros retos, corpo justo e 3 pares de botões brasão frontais. É pura sofisticação!

Blazer Chanel

O quadriculado Chanel é um dos queridinhos de mulheres do mundo todo, principalmente quando está presente nas estampas de blazers em tweed. Combine esta tendência com uma saia do mesmo estilo e arrase nos cliques para o Insta!

2. Trench Coat

O trench coat tem a função de cobrir todo o corpo – tanto que seu outro nome é sobretudo. Ele recai sobre a silhueta por completo, dos ombros ao tornozelo, então é a peça ideal para usar durante invernos rigorosos – sabemos que há poucos períodos assim no Brasil, mas em algumas regiões eles aparecem e exigem o uso do trench coat.

A modelagem tem a estética utilitarista porque foi criada pelo estilista Thomas Burberry para os soldados ingleses na Primeira Guerra Mundial. Depois disso, as pessoas se encantaram com o modelo e começaram a usar até mesmo no dia a dia.

O investimento nos looks com sobretudo é certeiro, esse casaco é uma excelente terceira peça coringa. Para possibilitar uma infinidade de combinações, aposte no modelo clássico, o trench coat na cor creme.

3. Parka

A parka tem estética militar (assim como o trench coat), mas é mais curta. Outra diferença é que ela não surgiu durante a Guerra, foram os povos do Ártico que a desenvolveram com pele de foca para se protegerem das temperaturas polares.

É fascinante como a trajetória das roupas pode acontecer, né? De lá para cá, a parka ganhou tecidos sintéticos, designs mais modernos e estruturas que focam mais no estilo, e não na proteção contra o frio.

Mas, de forma geral, a parka ainda é excelente para usar em viagens à locais gelados, como a famosa cidade de Ushuaia. Invista nesta modelagem para montar looks quentinhos com uma estética fashion.

4. Colete

O colete é outro que tem uma história muito interessante. É a única peça que tem data oficial para o seu uso! Foi em 7 de outubro de 1666 que o Rei Charles II ordenou o uso dos coletes como vestuário real obrigatório. Na época, eram confeccionados em tecidos brilhantes e tinham muitas peças bordadas.

Após esse período, em 1701 a 1900 tornou-se um traje exclusivamente masculino com o intuito de evidenciar os músculos. Nessa época, os coletes não tinham bordados ou pedras e o seu visual era discreto e sóbrio.

O protagonismo no universo feminino veio em meados de 1970 com as mulheres hippies. Aqui, a estética boho chic repaginou o visual do colete, inserindo couro e muitas franjas.

A moda atual desenvolve coletes femininos para todos os estilos: há peças em couro preto e marrom, jeans, alfaiataria, tricot e puffer (aquele modelo de gomos acolchoados, típico dos esquiadores e motociclistas).

A principal vantagem dos coletes é que eles se encaixam bem no clima do Brasil, já que não têm mangas e não esquentam demais. Por isso, se você quer apostar na tendência da terceira peça durante o ano todo, invista em vários coletes!

5. Jaqueta

A jaqueta é uma das peças mais tradicionais do guarda-roupa feminino. É usada para modernizar o visual e aquecer, na maioria das vezes.

Há modelagens reversíveis, corta-vento e esportivas que são ótimos investimentos. A seguir, nós trouxemos os diferentes tipos de jaquetas que podem ser usadas como terceira peça, confira:

Jaqueta Jeans

É uma coringa do guarda-roupa feminino, afinal, combina com tudo. Há modelos vintage com bottons e grafismos, outros com tecidos destroyed, tamanho oversized, etc. Não há dúvidas de que os diversos looks com jaqueta jeans são ideais para o dia a dia.

Jaqueta Bomber

São peças clássicas da aeronáutica! A característica principal das jaquetas bomber é que são amplas, porém com punhos e barra de ribana que ficam justas ao corpo.

A modelagem é excelente para combinar com calças jeans e camisetas básicas, pois adiciona volume à parte de cima do corpo.

Jaqueta Varsity

Essa é aquela jaqueta típica do traje colegial americano que sempre aparece em filmes, sabe? As suas linhas brancas desenham os punhos, gola e barra, dando um ar super jovial ao visual. Ela é ideal como terceira peça para um look mais esportivo com legging e camiseta.

Jaqueta Saharienne

O nome é diferente, mas não é complicado. Essa é uma jaqueta que parece aquelas de safari, criada por Yves Saint Laurent com inspirações nas terras africanas. As suas cores são areia, marrom claro e cinza e a peça tem entre 2 a 4 bolsos frontais e cinto do mesmo tecido.

Jaqueta Perfecto

Típica dos motociclistas, a jaqueta Perfecto é feita em couro, símbolo da liberdade e rebeldia, e ganhou forças com os filmes de Hollywood. É ideal para combinar com calças de couro e coturnos.

6. Kimono

O kimono é a terceira peça que atravessou séculos de moda e se manteve icônica em todos eles. Surgiu no Japão no século VIII, tornando-se um dos símbolos da cultura. Desde a sua criação, é usado por mulheres, homens, crianças e idosos.

Vale dizer, o kimono que usamos é uma modelagem casual, não é a mesma peça das festividades. O traje usado pelos japoneses é o kosode (este é o mais famoso, porém há outros como yukata, furisode, komon e tomesode).

O kimono feminino que sugerimos é uma versão minimalista que ainda carrega muito requinte. Há versões estampadas, lisas, bordadas, em seda, viscose, tricot, etc. Utilize para inspirar leveza e trazer movimentação ao visual.

7. Cardigan

O cardigan é a terceira peça perfeita para o estilo romântico! Se você ama saias, blusas leves e delicadas, cores pastéis e outras modas similares, esse casaco vai se encaixar como uma luva nas suas composições.

Ele pode ser confeccionado em algodão, malha fina ou lã, não possui gola e tem botões frontais pequenos. É usado costumeiramente na primavera e outono, estações que a temperatura oscila, mas não é fica muito fria.

8. Moletom

O moletom é uma das roupas esportivas mais populares do mundo, e pelos motivos certos! É muito aconchegante, pois foi inventado para ser usado por trabalhadores que precisavam fazer movimentos amplos e ainda se manterem aquecidos.

Por conta disso, é o moletinho (um tecido super flexível) que é usado na fabricação das peças de moletom.

Com o tempo, elas ganharam espaço nas composições fit esportivas, estilo street e mesmo nos aerolooks. Se a ocasião pede por uma roupa confortável que permite bastante movimentação, o moletom ganha a preferência!

Há modelos lisos, em cores vibrantes e neutras e estampados com as mais diversas estéticas. Existem também moletons com capuz, cropped e manga curta. Ou seja, são diversas possibilidades para usar como terceira peça!

E então, aprendeu quais são e como combinar as principais terceiras peças da moda? Continue acompanhando o blog La Mandinne para mais dicas de tendência!

Aproveite conferir como combinar blazer com diferentes estilos e até o próximo post! 🙂

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24