Conhecer os diferentes tipos de mangas de blusa que estão na moda é um truque muito bom para direcionar os nossos visuais. Elas têm o poder de tornar o look imponente ou delicado com uma simples mudança de modelagem.
Saiba quais são elas e como usar nas suas composições de roupas!
1. Manga curta
A manga curta é a modelagem mais usada, sem sombra de dúvidas. Ela tem entre 10 – 15 cm de comprimento a partir da costura dos ombros, sendo encontrada principalmente em t-shirts, blusas básicas, vestidos e macacões.
É uma solução básica e sem erros para usar no dia a dia. Não costuma acrescentar muito charme e estilo ao visual, mas é atemporal e uma verdadeira coringa. Com a ascensão da moda casual, as mangas curtas têm aparecido cada vez mais.
São ótimas para looks com calça jeans nas épocas quentes do ano e para sobrepor com blusas segunda pele no inverno.
2. Manga 3/4
A manga 3/4 é a intermediária entre a curta e 7/8. Dessa forma, a barra da manga fica acima do cotovelo.
Ela se encaixa perfeitamente naquelas ocasiões que pedem por blusas formais – mas não tão formais assim. Em outras palavras, ambientes empresariais com dress code formal despojado.
Use com calças de alfaiataria, saias lápis ou calças jeans e aproveite a sua grande vantagem, que é a sua proteção contra o frio de ambientes climatizados ou épocas meia estação.
3. Manga 7/8
A manga 7/8 finaliza no antebraço e deixa o punho exposto e em posição de destaque, possibilitando a valorização de acessórios como relógios e pulseiras grandes.
O comprimento da manga mantém o corpo mais aquecido e facilita atividades do dia a dia como estudar, fazer as refeições, tocar instrumentos, trabalhar no computador, etc. Afinal, não é comprida o suficiente para ficar no caminho das mãos e atrapalhar.
4. Manga longa
A manga longa veste os braços por completo, do ombro ou punho. Esse comprimento longo é excelente para proteger do frio durante o inverno, outono e meia estação.
É usado constantemente em camisas sociais (estilo chemise), jaquetas, sobretudos e blazers. Aliás, a trend da sobreposição que está bombando é tudo sobre usar blusas de manga longa por baixo de regatas de alça, t-shirts e mais, inspire-se!
5. Manga muscle tee
A manga muscle tee é inspirada no universo fitness dos anos 80. Na época, os bodybuilders usavam camisetas que não tinham manga, mas não eram regatas.
Ela evidencia os bíceps e tríceps, por isso ganhou a fama e o nome de “camiseta de músculo”. Invista nesse modelo para montar looks do street style que são mais casuais e modernos.
6. Manga solta
A manga solta, como o próprio nome sugere, é livre e fluida. Ela não é costurada nos ombros – no máximo, é fixada na lateral do tronco de forma discreta.
Ela fica caída nos ombros como se fosse um bracelete. Há modelos minimalistas e bufantes, ambos valorizam os ombros. Use com uma calça justinha e a sua silhueta ficará lindíssima!
7. Manga bufante
A manga bufante é uma tendência inspirada na moda de 1980. Consiste em mangas com bastante volume nos ombros, semelhante às ombreiras.
Há blusas com manga bufante de todos os tipos de comprimento e todos eles têm o mesmo objetivo: tornar o visual poderoso. Invista nesta estética para dar destaque à parte superior do corpo.
8. Manga com babado
A manga com babado é bem soltinha e fluida e, ao mesmo tempo, delicada. Pequenos babados são costurados ao longo da manga para dar volume. Ou então, os próprios babados são a manga.
A modelagem é graciosa e dá movimento ao visual, por isso é usada em looks românticos ou boho style. Há opções lisas, estampadas, curtas ou 3/4.
Aprendeu um pouco mais sobre os tipos de manga? Continue acompanhando o blog La Mandinne para aprender mais sobre moda e estratégias de modelagem!
Aproveite para ler sobre: