Tudo o que você precisa saber sobre estilo urbano

estilo urbano

O estilo urbano compõe elementos que não estão presentes somente em nossos guarda-roupas, ele pode ser disposto na decoração da nossa casa, por exemplo. Sua complexidade reflete o interesse universal nesse estilo, e não é para pouco, o urban style é realmente incrível!

O estilo urbano significa, acima de tudo, um estilo atemporal e muito, muito autêntico. Para alcançar estes elementos e combinar de maneira natural, separamos dicas e inspirações maravilhosas. Continue lendo para não perder nada!

Você sabe o que é estilo urbano?

Antes de falarmos sobre as peças que compõem um bom guarda-roupa no estilo urbano, é interessante conversarmos sobre as definições e valores que esse gênero traz. Como adiantei ali em cima, este estilo vai além das roupas, fazendo com que seja possível destacar tudo o que forma o urban style.

As casas com essa decoração, são conhecidas por serem neutras, simples e confortáveis. Além disso, elas possuem forte influência de elementos naturais como folhas, madeiras e, geralmente, seguem essa mesma paleta de cores.

decoração estilo urbano

Esse design carrega consigo um ar de cidade grande e elementos vintages.

Pensando nisso, conseguimos ter um bom ponto de partida para visualizar as peças de roupa. Enquanto as cores mais claras dão iluminação e destaque, as cores mais escuras compõem elegância ao look.

Lembre-se que tudo o que fazemos e vestimos, são uma forma de comunicação com o mundo. Dessa forma, cada estilo carrega consigo muitos significados por si só, seja o estilo clássico, romântico, criativo ou outro.

No caso do urban style, as características principais são: elegância, praticidade, conforto e presença.

Origem

Os primeiros traços do estilo urbano surgiram na década de 70, nos Estados Unidos. A tese mais provável é sua influência no Hip Hop, uma vez que tanto o urban style quanto o Hip Hop refletiam a vivência no meio urbano, onde cada pessoa tem sua personalidade e vontade próprias.

O estilo urbano no guarda-roupa

Os principais elementos do estilo urbano são:

Cores frias e neutras

Além da elegância, as cores frias e neutras como branco, preto e cinza, refletem os tons comuns na cidade. Uma interpretação sofisticada do concreto, dos prédios e da correria do dia a dia.

Nas simbologias das cores, essa paleta é associada tanto materialmente quanto de forma afetiva com: seriedade e sabedoria.

look cores frias e neutras

Pouco ou nenhuma estampa

Culturalmente, as estampas foram associadas a estilos mais modernos e chamativos, o que não é o caso. Para o urban style, o que prevalece são os tecidos lisos sem estampas, ou estampas mais clean.

O segredo é investir em estampas padronizadas e sem exagero.

vestido animal print

Desenhos geométricos

As formas geométricas estão muito presentes no estilo urbano, seja em um acessório, na estampa de uma camiseta ou no corte da peça, por exemplo.

vestido estampado poa bege e preto

Peças-chave: acessórios e sapatos

Os acessórios e sapatos são elementos que servem para completar aquele look e dar a ele o toque que faltava. Saber dosar na medida certa e combinar de forma harmônica, é muito importante, ainda mais quando pensamos no estilo urbano.

Todo acessório é bem-vindo para agregar ao visu street. Chapéus, bolsas, relógios, óculos colares e brincos: use e abuse do jeito que achar melhor. Vale lembrar que o estilo urbano é mais comum em acessórios que tenham formas geométricas!

Bolsas com cortes mais retos, colares triangulares, óculos quadrados… Tudo isso transmite a praticidade e objetivo do visual.

Os sapatos mais comuns no estilo urbano são o mule, tênis e botas. O que eles têm em comum? Praticidade e estilo!

bolsa vinil preta

Como usar?

Agora que você sabe os princípios e a ideia central do estilo urbano, vamos para o que interessa: afinal, como usar o urban style?

Passo 1: Aposte em alfaiatarias

As calças de alfaiatarias são as peças-chave no guarda-roupa da urban girl e carregam um lado sofisticado muito importante ao visual. Caso você esteja na vibe do vestido, opte por aqueles com cortes mais retos e com o comprimento entre o fim da coxa e começo do joelho.

look blazer com shorts alfaiataria preto

Passo 2: Use tecidos tecnológicos

Tanto os tecidos tecnológicos, quanto os moletons e malhas, são ótimos para somar ao visual street, além de servir como um acessório. Você pode escolher entre uma blusa de malha e até calça de moletom, harmonizando corretamente ao look, você vai arrasar!

Sem contar que esses tecidos são super práticos e muito fáceis de cuidar.

look vestido curto tricot branco

Passo 3: Cuidado com as estampas

Opte sempre por estampas sóbrias, tecidos lisos e lembre-se: cuidado com as combinações de estampas, é muito fácil você errar a mão e ao invés de passar um estilo repleto de personalidade, refletir uma imagem confusa e exagerada.

Nesse caso, os padrões geométricos são super bem-vindos aqui!

blusa estampada preto e branco

Passo 4: Tamanho das peças

Uma característica marcante do urban style é o tamanho mais largos das peças. É muito comum você pesquisar no Google Imagens sobre “estilo urbano” e encontrar várias fotos de meninas com sobretudo grandão ou uma calça larga e despojada. É aí que está a sutileza deste estilo.

O tamanho também vale ainda para os sapatos, quando estiver no life style urban girl, lembre-se de escolher um sapato que aparenta ser maior. Parece bobeira, mas isso fará toda a diferença no look.

chemise azul marinho com calça wide leg

Passo 5: Não se esqueça do conforto

Este passo vale para qualquer um dos estilos que você queira adotar. Independente de qual roupa você usar, o essencial é você se sentir confortável e bem, isso é mais importante do que qualquer dica de moda que o Dream Team propõe por aqui!

A notícia boa é que para este estilo, o conforto é indispensável. Afinal, as garotas com estilo urbano precisam estar confortáveis para enfrentar o trabalho e a responsabilidade do dia a dia.

Estar na moda é estar feliz com o que você veste e não somente seguir algum padrão de vestimenta.

look comfy conjunto tricot verde com blazer preto

Espero que esse texto tenha te ajudado a arrasar ainda mais no estilo urbano e entender tudo de bom que ele representa: praticidade, conforto e elegância. Não se esqueça de sempre colocar sua personalidade, isso também é lindo!

Gostou do post? Tem mais algum assunto que você queira que eu fale por aqui? Conta pra gente! Enquanto isso leia também o nosso conteúdo sobre tipos de calça, por lá você encontra modelos incríveis para diversos biotipos!

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

9 Comments

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24