Tweed: tudo sobre as referências e história do tecido

Você já ouviu falar do tweed? O tecido quentinho e confortável é uma das principais escolhas femininas para os invernos ao redor do mundo. O que você pode não saber é que sua história no universo fashion começou há décadas e vem se reinventando com passar do tempo.

Se você é apaixonada por moda assim como a gente, sabe que um bom tecido pode fazer a diferença em qualquer peça. O tweed, por exemplo, tem uma fama que o precede – já que, apesar de quente, ele é leve e possui uma elegância única, que vem da sua superfície com aspecto artesanal.

textura tecido tweed preto e branco

Ele é composto por uma tecelagem de lã grossa, resistente, que na maioria das vezes resulta em uma padronagem única. Sua criação aconteceu em meados do XIX, na Escócia, e na época era utilizado apenas no vestuário masculino. Tudo começou a mudar quando, em 1954, Coco Chanel utilizou o tecido no lançamento de sua nova coleção de ternos femininos.

Quer conhecer um pouquinho mais sobre a história, referências e reinvenções desse tecido? Então, continue a leitura! Nós, da La Mandinne, separamos as informações mais relevantes sobre esse queridinho da moda universal! Vamos lá?!

Como o tweed se tornou um clássico atemporal?

A representatividade do tweed é algo inquestionável. Durante anos ele tem feito parte do estilo de mulheres que possuem interesse em criar uma assinatura pessoal, fortalecendo-se como um tecido atemporal e flexível. Parte desse sucesso se deve a qualidade do material, que é resistente e garante o uso em muitos invernos antes de se desgastar. O cuidado na composição, o ar artesanal, a tradição e a certeza de não ser algo perecível é o que diferencia o produto.

Coco Chanel (1883 – 1971), a poderosa estilista francesa que nos apresentou os primeiros modelos femininos em tweed, possui uma história de vida inspiradora. Sua infância pobre e adolescência conturbada foram essenciais para moldar a personalidade e a força que um dia iriam encantar o mundo todo por meio de sua grife mundialmente famosa, a Chanel.

foto antiga coco chanel

De certa forma, podemos encontrar nos principais traços do tweed aspectos que também são visíveis em Coco Chanel. Seria um exagero dizer que criadora e obra estavam destinados? A verdade é que a elegância, a beleza única, a atemporalidade e principalmente a tradição estilística são pontos de semelhança encontrados em ambos.

Há décadas as peças Chanel são usadas por personalidades famosas, artistas e até mesmo membros da realeza. O casaco de tweed está sempre marcando presença, sua praticidade e a forma como se molda a silhueta feminina são consideradas um marco na história da moda.

looks realezas

Temos, portanto, uma estilista icônica que, de forma inacreditável, marcou o mundo fashion introduzindo um produto que sequer era conhecido na indústria têxtil feminina da época. A melhor parte de tudo isso é que as tendências da moda não trouxeram estagnação para o tweed. Muito pelo contrário: atualmente, é muito mais fácil e divertido usar o tecido. Olha só:

O tweed deixa o look antiquado? Como fugir disso?

Considerando tudo o que conversamos até agora, pode parecer que as peças em tweed carregam um estigma antigo, algo que tenha se tornado ultrapassado. Essa afirmação não poderia estar mais distante da verdade! Na realidade, quanto mais o tempo passa, mais o tweed se torna atual, sem abrir mão da tradição tão importante e representativa que carrega.

Hoje o tecido ainda possui bastante solidez, mas não precisa necessariamente ser composto exclusivamente por lã. Já temos alguns materiais sintéticos que podem ser utilizados na construção do material. De qualquer forma, ele ainda é espesso e fica muito marcante no look.

look-tecido-tweed-nos-tons-cinzas-lamandinne

Já tivemos vários períodos de ápice do uso do tweed, em meados de 1930 e 1960 eles eram uma verdadeira trend. Agora eles estão de volta com força total, mas dessa vez com propostas ainda mais irreverentes e super indicadas para mulheres que prezam por conforto e muita informação de moda em todo o look.

Look tradicional: casaco de tweed curtinho

A tradicional tweed jacket desenhada por Chanel sempre esteve – e continuará – na moda. Com suas referências vindas do menswear, ela foi pensada para trazer mais conforto e funcionalidade para a moda ultra feminina da época, colocando um toque de androgenia na silhueta. Normalmente esse modelo é um pouco mais curto, possui tons claros ou abusa do P&B, representando a personalidade minimalista e discreta de Coco.

Por ser um modelo bastante retrô, normalmente é utilizado com saia social e acompanhado com um belo colar de pérolas. Uma visão tradicionalíssima deve estar passando por sua mente, não é mesmo? Pois saiba que dá pra carregar o look “total Chanel” sem pesar: é só escolher bem os acessórios e a ocasião.

Look moderninho e despojado com tweed

Sim, é possível criar produções modernas sem abrir mão de todo o primor do tweed. Com o tempo, as cores suaves do estilo Chanel foram sendo substituídas por tons vibrantes e o tweed foi se popularizando também no público em massa. É claro que o bege, o lilás e os tons pastéis em geral continuam sendo muito queridos, mas hoje eles dividem espaços com as cores vivas!

A modelagem moderna segue o mesmo padrão sequinho, com golas arredondadas, mas hoje é comum encontrar casacos maiores e até modelos com mangas compridas e fendas. Sobretudos em tweed também se tornaram uma febre entre as mais apaixonadas pelo inverno.

Enquanto o modelo tradicional tinha sempre um bolso na parte da frente, os novos padrões costumam ser lisos. Além dos casacos, o tweed também passou a ser utilizado em vestidos e calças. As calças, em especial, são ideais para composição de looks mais despojados. Podemos afirmar que elas são o carro chefe dos looks modernos em tweed. São lindas, super confortáveis e com modelagem perfeita!

calca-tweed-tons-cinzas-lamandinne

Combinar todas essas possibilidades de peças é uma missão super divertida. Afinal, cada produção abre um leque de várias alternativas. Casacos tweed combinados à calça jeans, por exemplo, são muito usados por serem o equilíbrio perfeito entre o casual e o luxuoso, algo que fortalece o estilo urban chique, muito querido no mundo da moda.

Qual o momento ideal para usar tweed?

No inverno o tweed ganha um status especial, mas essa não é a única estação do ano em que ele pode ser utilizado. Existem modelos que ficam incríveis em noites de verão, em dias mais nublados ou com brisas refrescantes. Para essas ocasiões, é recomendado que se escolha um modelo mais curto, existem opções até sem mangas.

saia tweed cinza

Para completar o visual, basta combinar o casaco com uma peça mais casual. Você pode, por exemplo, usá-lo aberto com um vestido. A produção fica sofisticada e moderna o bastante para te permitir transitar por qualquer ocasião. Não é incrível ter em mãos uma peça tão flexível?

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele te ajude a entender referências do tweed no decorrer dos anos. Esse é realmente um tecido muito especial, nós amamos! Para o Dream Team La Mandinne, oferecer informações sobre moda é um prazer! Para ficar de olho em tudo o que postamos por aqui, continue acompanhando nosso blog – em breve, teremos novidades!

Até o próximo post! <3

Referencia de imagens: Coco Chanel | Realezas

3 Comments

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24