7 dicas para comprar pela internet com segurança

Mulher comprando pela internet

Você já entrou em algum site desejando muito um produto, mas sentiu um certo desconforto, ou ficou em dúvida sobre a segurança daquela loja online? E você sabia que existem mecanismos para ajudar o usuário a verificar se a loja virtual é confiável? Sim, é possível comprar com segurança pela internet seguindo algumas dicas simples e, assim, evitar cair em golpes, infelizmente, mais comuns a cada dia que passa.

Não é novidade que a internet mudou o hábito das pessoas. E com a chegada da pandemia ocasionada pelo coronavírus, muitos tiveram que quebrar alguns paradigmas e encarar a internet como uma opção para realizar suas compras (se não, a única opção). Graças a ela, fazer compras ficou muito mais fácil e rápido. Além disso, fatores como segurança, comodidade, economia, bons descontos, variedade de produtos e não ter que sair de casa, se preocupar com estacionamento e com o contágio do vírus, ajudam a explicar os números crescentes das vendas pela internet no Brasil nos últimos anos.

Essa crescente nas compras online também foi acompanhada pelo aumento de golpes e crimes cibernéticos, sejam eles em sites que nunca entregam os produtos, ou outras artimanhas que são realizadas por meios das redes sociais. Isso tudo acaba gerando a dúvida se é realmente seguro comprar pela internet.

Mas pode ficar tranquila! Para evitar riscos e dores de cabeça ao comprar em lojas online, basta estar preparada, bem atenta e seguir as boas práticas que listamos abaixo, para que todas as suas compras sejam concluídas com sucesso e segurança:

Dica 1: Compre em sites oficiais e de confiança

Antes de finalizar a sua compra em um site desconhecido, pergunte à sua rede de contatos se alguém conhece o site em questão e busque indicações de outros compradores. Além disso, verifique se o endereço na barra de navegação é realmente do site oficial da Marca, pois há muitos casos de ofertas falsas, inclusive anunciadas em redes sociais, que são cópias idênticas de lojas famosas. Essas páginas fraudulentas usam as mesmas cores, fontes e logotipos da loja oficial, mas o endereço no navegador normalmente trás algo suspeito. Fique de olho!

Dica 2: Verifique se o site ou app é seguro

Procure pelo ícone de um cadeado fechado localizado na barra de endereço do navegador. Caso o site não tenha este símbolo, significa que ele não é seguro. Ou seja, não digite suas informações e não faça transações nesse site. Já sobre as compras feitas por apps (aplicativos), certifique-se de usar apenas aplicativos oficiais da Marca.

cadeado-seguranca-internet

Dica 3: Busque informações sobre a empresa

Outra dica que pode ajudar a evitar incômodos com a sua compra online é pesquisar a reputação da loja. Verifique se há telefone para contato, SAC, políticas de troca, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Assim, é possível telefonar ou mandar um e-mail para confirmar a existência da loja e garantir que o seu produto chegará, ou ainda, que haverá um suporte no caso de problemas com o produto recebido.

Dica 4: Pesquise a reputação da Marca ou da loja

Uma rápida pesquisa no Google pelo nome da Marca ou loja vai revelar se ela realmente existe, se é confiável e te mostrará comentários sobre o serviço. Cheque se há muitas queixas contra a loja por parte de outros consumidores e se há respostas do vendedor demostrando interesse em resolver os problemas relatados pelos clientes. Para isso, basta acessar sites como o “Reclame Aqui” ou recorrer ao Procon, por exemplo.

investigar-sites-compra-segura

Dica 5: Busque a Marca nas Redes Sociais

Toda empresa que vende pela Internet deve ter Redes Sociais (pelo menos é o que se espera de uma empresa que está inserida no meio digital). Mas, além disso, precisa ter um histórico de publicações e interações. Quando a empresa tem apenas publicações bem recentes, não é muito confiável, ainda mais se a empresa diz estar há muitos anos no mercado.

Dica 6: Desconfie de preços muito baixos

Com certeza, preços atrativos são um dos pontos principais que motivam as compras pela internet. Mas, assim como em lojas físicas, os produtos devem manter uma média de preço coerente. Ao encontrar uma oferta “boa demais pra ser verdade”, desconfie. Nestes casos, pode-se tratar de produtos com defeito ou até mesmo de golpes.

Dica 7: Não faça compras em rede pública e evite usar equipamentos desconhecidos

Não use computadores e Wi-Fi públicos para fazer suas compras online. Isso inclui bibliotecas, aeroportos, a rede do shopping, ou até do seu restaurante favorito. Esses meios estão mais suscetíveis a invasores e golpes. Por isso, se você realmente precisar fazer uma compra fora de casa, use o modo de dados do seu celular.

compras-seguras-pela-internet

Agora que você já conhece todas as boas práticas para fazer compras pela internet com segurança, aproveite sem medo esse canal de vendas que traz tanta praticidade para as nossas vidas. E não deixe de conhecer o site da La.mandinne e comprar looks confortáveis e da moda. Nós garantimos a sua segurança e satisfação.

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24