Você gosta de acompanhar a moda, as tendências e os movimentos desse universo? Mas você está familiarizada com as expressões e termos utilizados nesse meio? Não, ou mais ou menos? Então, segue lendo nossa matéria que será bastante esclarecedora.
Nós sabemos que existem alguns termos um tanto quanto complicados, ainda mais pelo fato de muitos deles serem universais e se apresentarem no idioma inglês ou francês. Mas, para lhe ajudar com essa questão, listamos os principais termos da moda e os seus significados, para você não ter dúvidas na próxima vez que os ouvir.
Além disso, conhecer essas expressões pode ser bastante útil para uma conversa com fornecedores ou outros profissionais da área. Confira agora o nosso glossário de moda:
Boho Chic: trata-se de um estilo de roupas, acessórios e decoração que mistura características do hippie, étnico, boêmio, punk e vintage, com um ar arrumadinho.
Chunky: em tradução literal, significa robusto. É bastante utilizado para dar nome a sapatos de forma bem grande, como tênis e botas. São os famosos Chunky Sneakers e Chunky Boots que ressurgem direto dos anos 90.
Color Blocking: também chamado “color block” é o efeito de bloco de cores formado pelo uso de cores contrastantes no look. Imagine um look composto por blusa rosa e calça verde. Esse contraste entre o rosa e o verde resulta no que chamamos de Color Blocking.
Comfy: refere-se a um estilo confortável de se vestir, com peças aconchegantes e que não incomodam.
Cut-out: pode ser explicado como recortes de tecido na peça que deixam parte da pele à mostra. Esses recortes podem ser na cintura, nas costas, nos braços e onde mais os criativos desejarem.
Dress Code: esse termo é bastante conhecido, tanto na moda, quanto no meio empresarial. Ele se refere a maneira correta de se vestir em um ambiente. Por exemplo, em um evento social ou no ambiente de trabalho.
Fashion Runway: também chamada “catwalk”, são expressões usadas para se referir a passarela de moda, por onde desfilam modelos e tendências.
Fast Fashion: trata-se de uma produção de moda rápida e em grande escala. Coleções de roupas lançadas e substituídas semanalmente, para saciar o anseio daqueles que adoram novidades. Além disso, o consumo e descarte também são rápidos, por isso, muito tem se criticado esse modelo de negócios. As roupas possuem preços acessíveis e garantem que a tendência de moda do momento chegue mais rápido e atinja um grande número de pessoas. É considerado o termo contrário de Slow Fashion, que explicaremos mais em frente.
Girly: este termo é utilizado para descrever o estilo ou looks bem românticos, femininos e delicados.
Handmade: muito ligado ao artesanato, o termo significa “feito à mão”. Pode ser usado para falar de peças de roupas, acessórios, decoração e tudo mais que for produzido com as próprias mãos do artesão ou do criativo.
Hi-Lo: é uma expressão encurtada do termo high-low, que literalmente traduzido significa “alto e baixo”. Trata-se da combinação de looks de dois extremos, como por exemplo uma calça de moletom com um blazer sobreposto. Ou ainda, da mistura de peças caras e sofisticadas com peças mais baratas e despojadas em um mesmo look.
Hype: é algo moderno, da última moda, que está em alta ou em destaque, sendo muito enfatizado.
It Girl: termo usado para definir as mulheres que têm um estilo próprio e acabam criando tendências, como youtubers e blogueiras.
Maximalista: é o nome que se dá ao estilo extravagante, onde estampas e cores chamativas se encontram e misturam com pedrarias, formas exageradas e riqueza de detalhes.
Minimalista: é exatamente o contrário de maximalista. É um estilo simples, sem muitos detalhes, mistura de cores, estampas ou texturas. Um visual mais sóbrio, neutro e limpo, o que não quer dizer que não seja moderno e elegante. Aqui se encaixa a frase “Menos é mais”.
Mindset: trata-se da mentalidade de uma pessoa, da forma como ela pensa. Muito tem se falado sobre esse termo e sobre técnicas para reverter pensamentos negativos ou pessimistas, em prol de atingir objetivos e sucesso pessoal e profissional.
Moodboard: é um painel com referências visuais e conceituais, que ajudam a construir todo o estilo de uma nova coleção. Muito usado por designers, logo nas primeiras etapas de produção, ele auxilia a definir as cores, texturas e modelagens das peças.
Monocromático: é o efeito formado por peças da mesma cor ou tonalidade no look. Oposto do visual Color Blocking.
Must Have: é aquela peça que você “precisa ter” no guarda-roupas. Pode ser um item essencial, como uma calça jeans e uma t-shirt ou, então, uma peça da tendência do momento.
Outfit: é usado para falar do look completo. Também é associado ao termo “OTD” que significa Outfit of the Day ou, em português, “Look do Dia”.
Oversized: trata-se de um modelo de roupa com proporções maiores, muitas vezes mais largas ou alongadas do que o tamanho padrão. São confortáveis e não seguem as proporções do corpo.
Patchwork: é uma técnica que utiliza retalhos de tecido para criar vestimentas do zero ou customizar peças que já existem. Está muito relacionado à tendência artesanal Craftcore.
Retrô: é o estilo baseado em peças que se parecem antigas, remetendo a épocas passadas.
Shape: refere-se à modelagem, ao caimento da peça, como ela veste.
Slow Fashion: o conceito de slow fashion significa, ao pé da letra, “moda devagar”. Trata-se de uma filosofia que busca formas de estimular a conscientização para os danos sociais e ambientais do sistema atual da moda.
Statement: é aquela peça em evidência, que faz a diferença no look, que não passa despercebida e que causa impacto por onde passa.
Street Style: são tendências e estilos que vêm das ruas e não das passarelas, e acabam virando moda.
Tie-dye: trata-se de uma técnica de tingimento de tecidos que teve seu auge nas décadas de 60 e 70 e retornou às ruas e passarelas nas últimas temporadas. É caracterizado por manchas, degradês ou círculos de tinta nas peças.
Ton sur Ton: termo francês que em português é chamado de “tom sobre tom”. Nada mais é do que looks compostos pela mesma cor, mas em tonalidades diferentes.
Trendy: é uma variação da palavra trend, ou tendência, em português. A diferença é que trendy, com o y no fim, é usado como um adjetivo. Ex: Essa calça é trendy.
Trend Alert: significa alerta de tendência. Muito usado em blogs e conteúdos sobre moda para evidenciar que um determinado produto ou cor é tendência do momento.
Upcycling: consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, como os tecidos. Com criatividade é possível criar peças de igual qualidade ou até melhor que a do produto original.
Vintage: é um estilo com base em uma tendência antiga, que foi trazido para o mundo moderno com uma nova releitura.
Esses foram os termos que trouxemos para você na matéria de hoje. Conta pra gente, você tem escutado algum outro termo ou expressão que não abordamos por aqui? Ou você que é da área, utiliza algum termo que poderia complementar o nosso glossário de moda? Compartilha com a gente e não deixe de continuar acompanhando os nossos conteúdos do Blog, feitos especialmente para lhe ajudar e para nos mantermos conectados com você.
1 Comment
Estilos e Mimos
Perfeitas as dicas e esclarecimentos sobre os temos mais usados na moda.
Ajuda muito.
Fantástico!!
http://www.estilosemimos.com.br