Empadinhas sem glúten em 4 etapas

empadinha-sem-gluten-amanda-lunelli

Vem aí mais uma receitinha deliciosa!! Dessa vez salgada (porque equilíbrio é tudo) e sabe o melhor de tudo? É sem glúten ?. São as famosas empadinhas sem glúten da Nutri Aline Murara, que deixam qualquer um com água na boca!!

Quando falamos em fazer empadinhas a maioria das pessoas já arregala os olhos, por achar muito complexa a etapa da massa.

como-assim

Mas já vamos quebrar esse tabu por aqui… Essa é suuuper fácil de fazer e muuuito saborosa, lembrando que a nossa “chefa” Amanda fez com recheios de frango com catupiri e de palmito, mas você pode deixar sua criatividade livre na hora de escolher os sabores. Mas chega de falar e vamos para o que importa: os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes das empadinhas

Rende aproximadamente 12 unidades.

Massa:
Aprox. 500g de farinha de amêndoas
Aprox. 2 a 3 colheres de sopa de psyllium
Aprox. 3 colheres de sopa cheia de manteiga ghee (temperatura ambiente)
1 xícara de parmesão ralado
2 ovos inteiros
Sal a gosto

Para finalizar antes de colocar no forno:
2 gemas para pincelar
Gergelim e orégano para decorar

Recheio de Frango:
Aprox. 500g de frango desfiado
250g de catupiri/requeijão/cream cheese
2 colheres de sopa de creme de leite p/ umedecer (opcional)
Sal e pimenta a gosto

Recheio Palmito:
Aprox. 300g de palmito
1 cebola picada
2 tomates picados s/ semente
Salsinha a gosto
Sal e pimenta a gosto

1ª etapa: Recheios das empadinhas

A primeira etapa que você precisa fazer é o recheio para deixar esfriando e facilitar a montagem depois, evitando que a massa quebre.

 

Recheio de frango:

Coloque o frango já cozido em uma panela para temperar, o tempero é de acordo com o seu gosto e o tamanho do frango também, pode ser desfiado, em cubinhos, com sal, pimenta, da forma que preferir… Leve ao fogo para acrescentar os demais ingredientes.

Para dar uma consistência mais cremosa para o frango e não ficar seco, vamos acrescentar catupiri, mas pode ser requeijão ou cream cheese que também ficam uma delícia. Como o recheio de frango tem tendência a dar uma secada até a hora de montar, pode colocar creme de leite para deixar mais úmido (é opcional). Prontinho, primeiro recheio está ok.

 

Recheio de palmito:

Refogue a cebola e o alho em uma panela com um fiozinho de óleo de coco, depois de bem refogadinhos acrescente os tomates e refogue novamente, acrescente o palmito na panela, sal, pimenta e salsinha a gosto e continue mexendo. Dica de uma veterana: Deixar o palmito maiorzinho para ele não se desmanchar e você conseguir sentir melhor quando for comer!

Pode colocar o forno pré-aquecer enquanto vamos para a segunda etapa da receitinha, temperatura entre 180º a 200º graus, por 15 minutinhos.

2ª etapa: Massa

Misture todos os ingredientes da segunda etapa em um bowl. Comece colocando o ingrediente que é a base da massa da empadinha, a farinha de amêndoas, que pode ser tanto a normal quanto a integral, acrescente o farelo de psyllium, queijo parmesão ralado, sal, manteiga ghee e os ovos inteiros (muito importante: a manteiga ghee deve estar em temperatura ambiente).

Mexa todos os ingredientes e comece a ver se a massa está na consistência certa, o melhor jeito de saber se a massa está no ponto é testar na mão, se ela não estiver grudando e nem muito mole está perfeita.

3ª etapa: Montagem das empadinhas

Se você tiver forminha de silicone não precisa untar, porque não gruda e a massa já tem manteiga que ajuda nesse processo.

Forre as forminhas com a massa, fazendo um fundinho e trazendo as bordas para cima, para começar a criar o formato da empadinha.

Depois que as cestinhas das empadinhas estiverem prontas nas forminhas vamos rechear, quando terminar de colocar os recheios, você irá fazer basicamente uma tampinha com a massa para colocar em cima das cestinhas, coloque em cima e pode unir com a massa da lateral para ficar bem certinha.

4ª etapa: Finalização e forno

Com todas as empadinhas fechadas, vem o passo de pincelar com 2 gemas de ovos para dar aquela douradinha quando for para o forno. Para um toque final, pode acrescentar no topo de cada empadinha um pouco de orégano e gergelim que já ajuda também a distinguir os sabores.

Agora já estão prontinhas para levar ao forno, deixe de 20 a 30 minutos na mesma temperatura do pré-aquecimento. Acompanhe e quando estiverem douradinhas e bem assadas já pode tirar.

E agora a melhor horaaaa! É só desenformar, esperar esfriar um pouco e atacarr.

 

empadinha-sem-gluten

Massa muuuuito saborosa e além de tudo tem o aval da nutri! Quer mais o que?

 

Se preferir assista o vídeo no IGTV.

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

4 Comments

  • Avatar
    Larissa
    Postado 22 de julho de 2020 10:31 0Likes

    Ana Maria Braga que luuuute!!! hahaha Amei a receita, ansiosa para testar ela já! ❤️

  • Avatar
    Richard
    Postado 22 de julho de 2020 10:35 0Likes

    Ameii, vou fazer!!!

  • La Mandinne
    La Mandinne
    Postado 22 de julho de 2020 14:03 0Likes

    Queremos ver essa receitinha sendo colocada em prática!! ?

  • La Mandinne
    La Mandinne
    Postado 22 de julho de 2020 14:04 0Likes

    ❤?

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24