Entenda a diferença entre Color Block, Monocromático e Ton sur Ton

modelos-com-looks-monocromaticos-color-block-tom-sobre-tom

Você já deve ter ouvido falar sobre looks monocromáticos, color block e ton sur ton em meio aos assuntos de moda. E, quem sabe, até já leu nossa matéria sobre “Termos da moda que você precisa conhecer”, ou assistiu a um vídeo no nosso canal do Youtube. Mas hoje viemos falar especificamente sobre esses três termos que garantem um visual marcante e moderno, para você dominar o assunto de uma vez por todas e, também, apostar neles em seus próximos looks, sem medo de ser feliz.

Afinal de contas, o que é Color Block?

Color Block, ou também chamado por “Color Blocking” é o efeito de bloco de cores formado pelo uso de cores lisas, contrastantes e vibrantes no look. Isto é, a combinação de cores diferentes, mas que se conversam no look.

Mais comum nos looks de verão, porém não excluído das produções de inverno, o color block transmite alegria, ousadia, vivacidade e informalidade. Além disso, o termo também pode ser relacionado com a expressão em voga “dopamine dressing” que traduzido para o português significa “vestir-se de dopamina”. Uma forma de se vestir que traz alegria e bem estar para as pessoas por meio do uso de cores vibrantes.

Essas cores diferentes podem ser usadas na parte superior e inferior do look ou, ainda, em sobreposições, como por exemplo, um blazer por cima de uma blusa de outra cor.

Algumas opções de cores contrastantes são: rosa e vermelho, rosa e amarelo, laranja e azul bic, violeta e verde, azul e lilás, entre outras. Havendo dúvidas sobre quais cores combinar, basta recorrer ao círculo cromático, cujo assunto já abordamos aqui no blog. Mas é importante entender que as cores precisam ter uma combinação coerente, pois a ideia não é misturar qualquer cor, pois as vezes o resultado pode não ficar tão bonito.

Para quem já tem um estilo alegre, divertido e despojado de se vestir, acaba sendo mais fácil incorporar esse conceito no guarda-roupas e no dia a dia. Mas para quem é um pouco mais discreta e minimalista, talvez os próximos dois efeitos sejam mais recomendados para o início.

looks-color-blocking

Como montar um look Monocromático?

O efeito monocromático é resultado do uso de peças da mesma cor ou tonalidade no look, ou seja, é o oposto do efeito color block. Os looks monocromáticos são capazes de transmitir elegância e suavidade e são curingas para diferentes ocasiões, a depender das combinações de peças. Vão dos visuais mais formais até os bem descolados, e trazem empoderamento para uma reunião de trabalho ou para um momento que a pessoa queira marcar presença.

Uma vantagem desse estilo é que ele alonga a silhueta, especialmente se os cintos e sapatos forem da mesma cor da calça ou da saia. Uma ilusão de óptica que pode dar a impressão de uns centímetros a mais na altura. Mas, se não for possível, também vale apostar em sapatos neutros, que ajudam a deixar a silhueta mais longilínea.

Nem sempre é simples combinar peças da mesma cor ou tonalidade, portanto, a dica é comprar o look completo na mesma loja, ou então, levar a peça que será combinada junto na compra, para provar e visualizar se o efeito conquistado foi o esperado.

Vale ressaltar que peças únicas também podem resultar em um visual monocromático, como os vestidos e macacões. E as sobreposições também são ótimas pedidas, especialmente nos dias mais frios, garantindo looks super elegantes.

looks-monocromaticos
La Mandinne

Qual o significado de Ton sur Ton?

A expressão francesa “ton sur ton”, ou em português “tom sobre tom”, nada mais é do que composições formadas por cores de diferentes tons ou tonalidades.

Mas então, qual é a diferença entre ton sur ton e monocromático? Bom, no efeito ton sur ton é possível brincar com a profundidade das cores na hora de montar os looks. Ou seja, o look é formado por diferentes tonalidades da mesma cor, como por exemplo o pink e o rosa claro, o roxo e o lilás, o marinho e o azul claro, entre outras.

Além das tonalidades diferentes da mesma cor, também vale combinar cores próximas e complementares, como o laranja, amarelo e vermelho – que são todas cores quentes e casam super bem.

Esse efeito não alonga tanto a silhueta quanto o visual monocromático, por fazer uma leve quebra de cores no composê. Entretanto, quando bem planejado, é capaz de entregar uma sensação de modernidade e elegância ao look, assim como os outros conceitos que falamos acima.

Se você tem certo receio de usar esse efeito, nossa dica é começar apostando em peças jeans com diferentes lavagens. É uma forma mais básica e fácil de entrar na tendência e experimentar algo diferente.

looks-tom-sobre-tom
La Mandinne

Agora que você já sabe a diferença entre esses três conceitos, conta pra gente, qual é o seu favorito? Nós somos apaixonadas pelos três e usamos e abusamos deles nas produções de fotos e no VM das nossas lojas.

Continue acompanhando o Blog da La Mandinne para se atualizar sobre tendências e sobre o mundo da moda. Até breve!

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24