Feed organizado no Instagram — Dicas simples para criar um

feed organizado no instagram

Já virou costume entre os mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês do Instagram passar horas rolando o feed e consumindo conteúdo por lá. Quando nos deparamos com uma imagem chamativa, é natural dar uma conferida no perfil da pessoa ou da marca, certo?

Para quem usa o Instagram como uma ferramenta de trabalho, é nesse momento que a estratégia de ter um feed organizado é fundamental na conquista de novos seguidores! Basta pensar em como você reage quando encontrar um feed desconexo, cheio de conteúdos que não conversam entre si. Com certeza perde o interesse facilmente e desiste de acompanhar qualquer tipo de postagem daquele perfil.

No entanto, um feed organizado não é aquele feed padrão, que foge da realidade, mas sim ter um feed composto por ideias, imagens e vídeos que se conecta com você, com a sua identidade e com aquilo que você deseja passar.

Organizar o feed do Instagram segue a mesma lógica que utilizamos quando arrumamos a vitrine de uma loja. Todos os elementos ali dentro precisam transmitir harmonia, personalidade e informações claras. Essa regra vale para todos os tipos de perfis, seja de empresas, microempreendedores, influenciadores digitais ou usuários comuns que sonham em ter um feed mais criativo e dinâmico.

Logo de início, é preciso ter tempo e dedicação para que seu feed fique lindinho e faça os seus seguidores suspirarem! Contudo, se você aplicar as dicas que trouxemos hoje, todo o seu esforço valerá a pena e você curtirá mais o processo de planejamento e produção do seu feed!

Defina o objetivo do seu feed organizado

Toda estratégia precisa ter um objetivo claro em mente e o planejamento de um feed arrumado não é uma exceção! Determine qual é o propósito do seu feed: o que você quer comunicar ao seu público? As opções de produtos que a sua loja vende? Tipos de serviços que você presta? A filosofia do seu estilo de vida? Ou a sua rotina e o que você sente no dia a dia?

Para cada tipo de objetivo, há diferentes formas de fornecer conteúdo e organizá-lo de forma que eles tenham uma conexão. Assim, os seus seguidores saberão exatamente o que esperar do seu perfil e como encontrar as informações dentro do seu feed.

Além de publicar fotos de alta qualidade mostrando as peças do estoque e dicas das últimas tendências de moda em seu feed, uma loja de roupas também pode utilizar o espaço da biografia para dizer que tipo de roupa ela vende e quais os canais de compras disponíveis para seus seguidores.

Dessa maneira, o seguidor capta a mensagem rapidamente: reconhece os produtos oferecidos, aprende como comprá-los e usa o perfil da loja como inspiração para looks fashion!

Para uma influenciadora digital, o objetivo é diferente: ele pode focar na apresentação do seu estilo de vida, por exemplo. Compartilhar momentos do seu dia a dia, fotos de viagens, conteúdos que representam seus valores pessoais são postagens que atraem o público com as mesmas aspirações de vida, assim como marcas que se identificam com a linguagem desse nicho e buscam novas formas de divulgar seus produtos ou serviços.

É possível manter um feed organizado e ainda assim não ser refém dele, você pode postar aquilo que sentir vontade de compartilhar e ainda assim seguir uma linha coerente com as postagens anteriores.

Estude suas inspirações

Objetivo decidido, é hora de buscar inspirações! O Pinterest é uma ótima plataforma para explorar e alimentar a sua bagagem criativa. Lá você encontra ideias de fotos e composições que podem te ajudar na construção do seu feed.

Outro lugar para despertar a criatividade é o próprio Instagram. Visite os perfis que você admira e liste os motivos que te atraem para aquele tipo de feed. Mesmo que a conta seja de um nicho diferente do seu, com certeza você aprenderá muito com ele e até servirá como um norte de trazer inovação para o seu feed organizado.

Escolha uma estética própria

Ter um feed arrumadinho é sinônimo de identidade. Quando passamos por uma fachada de loja que sempre segue um padrão visual na vitrine, aprendemos a lembrar dela só de fechar os olhos! Esse exemplo é muito válido quando falamos de organização de feed.

Você precisa criar uma estética que reflita o objetivo do seu perfil e que seja chamativa para a sua audiência. Podemos começar com a definição da paleta de cores presentes nos filtros das fotos, estabelecendo um padrão e uma harmonia entre elas.

Se você pretende apostar em imagens com frases motivacionais, invista em fontes que combinam entre si e utilize em todas as artes gráficas que produzir! Quer postar memes? Coloque a imagem em uma moldura que converse com o restante dos outros conteúdos e personalize a mensagem.

O importante é escolher uma estética que combine com a personalidade da sua identidade visual, seja ela minimalista ou de cores alegres e divertidas.

Mas atenção! O padrão criado serve para todo o feed, hein? Por isso, escolha muito bem a sua imagem de perfil, os emojis que acompanham o texto da sua bio e faça capas para a sessão de destaques condizentes com a estética definida.

Faça um bom planejamento de conteúdo

Postar aquela foto que você acabou de tirar não é a melhor forma de contribuir para a organização do seu feed. O planejamento é o ingrediente especial que separa os feeds bagunçados daqueles que amamos e nos inspiram a cada post novo.

É importante separar um tempo para produção de fotos e artes gráficas com calma, respeitando padrão que você pensou antes. Defina que tipo de conteúdo você pretende postar no mês e qual é o melhor formato para compor a grade do seu feed.

A espontaneidade não é proibida em um feed organizado, apenas trabalhe com parâmetros para te ajudar a manter a qualidade do seu feed.

Criei temáticas em bloco para seu feed organizado

O feed pode ser lido de várias formas. Essa é a oportunidade de torná-lo mais dinâmico e criativo! A sua visualização máxima pela tela do celular é de 9 imagens por vez. Você pode criar um bloco de conteúdo para preencher os espaços da grade com essa quantidade de posts e, nas próximas postagens, criar um novo bloco alterando cores, elementos e composições de fotos sem fugir totalmente da sua estética principal.

Há também a opção de trabalhar com blocos menores. A empreendedora e ícone da música, Beyonce, segue o padrão de 3 posts seguidos com a mesma temática, organizando o seu feed por sequências horizontais.

Outros tipos de feed organizado são conteúdos dispostos em linhas verticais, xadrez ou diagonal. O uso de aplicativos que geram uma pré-visualização do seu perfil é essencial para saber como ficará o resultado final dos blocos que você produziu previamente.

Utilize esse estilo de publicação para criar uma linha narrativa para o seu feed, prendendo a atenção do seguidor e incentivando o engajamento deles com as suas histórias!

Humanize seu feed

A premissa das redes sociais é aproximar as pessoas, criar pontes para que elas se conectem. Tenha isso em mente na hora de postar algo! Lotar o feed de fotos de produtos ou outros objetos não é a melhor tática para que as pessoas se identifiquem com o seu perfil.

O feed humanizado promove a empatia dos seguidores usando imagens de pessoas vivendo a experiência desejada. O mural de fotos e artes gráficas precisam dialogar entre si e instigar sentimentos como admiração no público-alvo.

É válido ressaltar que as fotos humanizadas devem ser diversificadas, seja com poses diferentes ou mudança de ambientes de fundo. Também é interessante postar as imagens sempre no mesmo tamanho para não gerar margens desiguais entre o espaçamento da grade do feed. Um detalhe que pode desarmonizar todo o seu trabalho!

Faça uso de aplicativos de apoio

Para te ajudar a manter o nível de qualidade do seu conteúdo e a padronização que você pensou com tanto cuidado, utilize outros aplicativos para te acompanhar nessa missão! Selecionamos alguns exemplos que você pode usar gratuitamente pelo celular ou pelo computador.

  • Para organizar o feed: os aplicativos UNUM e Preview são perfeitos para visualizar o seu feed atual e mostrar as possibilidades de composição os próximos materiais que você quer publicar.
  • Para edição de imagem: o VSCO, queridinho das blogueiras, tem inúmeras opções de edição que valorizam o que há de melhor nas suas fotos! E se você precisa de uma ferramenta de design, confira os maravilhosos templates disponibilizados no Canva ;
  • Para edição de vídeo: o Capcut e o InShot são ótimos aplicativos para deixar os seus vídeos com uma edição elaborada e, o melhor de tudo, são super fáceis de usar!

Com todas essas dicas, fica bem mais fácil conquistar o feed que você deseja a tanto tempo, né? Aproveite que o Instagram tem a opção de arquivar para retirar as postagens que não contribuíram do jeito que você queria ou que perderam o sentido conforme suas publicações foram evoluindo.

Curtiu esse conteúdo que foi pensando especialmente para você? Estamos curiosos para saber a sua opinião. Comente aqui embaixo quais dicas você pretende colocar em prática para deixar o seu feed perfeito!

Até o próximo post!

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

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