Mix and Match de Estampas: Saiba como usar

mulheres-usando-roupas-estampadas

Estampas são capazes de transmitir personalidade e autenticidade aos looks, e ao contrário das peças lisas, elas são elementos expressivos, repletos de significados e mensagens. Uma peça estampada por si só já “fala” muito sobre o look, é a tal da linguagem não-verbal, mas, quando combinadas, as peças estampadas podem ficar ainda mais modernas e peculiares.

Mas, antes de entrarmos no assunto “Mix and Match de estampas”, isto é, a combinação de estampas, vamos pincelar as principais padronagens da moda. Afinal, sozinhas elas já dão um up no visual.

Poás

Essa estampa é um clássico da moda e perfeita para diversas ocasiões. Popularmente conhecida como estampa de bolinhas, é completamente atemporal, embora imprima um charme retrô nas produções.

estampa-poa

Listras

Outro clássico é a estampa de listras, que nunca sai da moda. Podem ser listras na horizontal, na vertical, listras de diferentes proporções, mas sempre entregando elegância aos outfits. Coringas e práticas, as listras em preto e branco, por exemplo, combinam com qualquer ocasião.

estampa-listras

Liberty

A estampa liberty se trata de um floral delicado e romântico muito usada na moda e na decoração. É formada por flores miúdas que resultam em uma padronagem super feminina e apaixonante.

estampa-liberty-flores

Xadrez

A estampa xadrez é originária da Escócia e se apresenta em diversas variações de padronagem. Ela é formada por linhas de diferentes espessuras e retas, que se cruzam em um ângulo de 90º.

Entre os diversos tipos de xadrez que existem no mercado, o Vichy tem se destacado nos últimos anos. Ele é um xadrez com espaçamentos definidos e simétricos, normalmente em duas cores, sendo uma delas o branco.

estampa-xadrez

Pied de Poule

Clássica e elegante, a estampa Pied de Poule aparece em vários artigos de moda atemporais, especialmente em blazers de tweed. Possui um significado um tanto quanto engraçado, já que sua tradução do francês para o português é “pé de galinha”, por ser uma padronagem que se assemelha com a pegada de galinhas.

estampa-pied-de-poule

Animal Print

Toda estampa que possui padronagem de animal recebe o nome de Animal Print. Entre elas estão as estampas de leopardo, onça, tigre, girafa, cobra e zebra. Esteja ela em um sapato ou uma bolsa, ou ainda no look completo, a estampa Animal marca presença e transmite poder.

estampa-animal-print

Tropical

Com um “Q” de exótico e descontraído, a estampa tropical pode apresentar diferentes elementos da fauna e da flora em cores vibrantes. São folhagens, flores, frutas, aves que formam desenhos lindíssimos e com a cara do verão.

estampa-tropical

Tie Dye

Trata-se de uma técnica de tingimento de tecidos que teve seu auge nas décadas de 60 e 70 e retornou às ruas e passarelas nas últimas temporadas. É caracterizado por manchas, degradês ou círculos de tinta nas peças.

 

Agora que já fizemos um review das principais estampas do cenário fashion, vamos falar um pouco mais sobre a mistura de padronagens no mesmo look?

Como misturar estampas no look com confiança?

Um truque muito simples e prático para quem está começando a se aventurar no “Mix and Match” de estampas é misturar peças estampadas que tenham a mesma cor de base. Por exemplo, uma blusa de poá com uma saia listrada P&B (preta e branca). São estampas diferentes, mas com a mesma cor principal e, por isso, funcionam muito bem juntas.

Misturando estampas em Preto e Branco

As duas cores clássicas e atemporais ficam muito bem juntas. Para combinar estampas diferentes nessas duas cores, o mais recomendado é misturar poás com listras, como exemplificado logo acima, ou até mesmo flores em desenhos grandes e pequenos. Finalizar acrescentando uma terceira cor ao look, como um amarelo vibrante, rosa choque ou azul. É para completar o look com chave de ouro!

Mesmo que você opte por estampas muito diferentes entre si para as partes de cima e de baixo da produção, investir no preto e branco para uma das peças é uma maneira de deixar o look do dia mais harmônico.

combinacao-estampas-preto-e-branco

Misturando estampas Listradas

A estampa de listras é praticamente um coringa. Ela combina com florais e também com desenhos miúdos. A dica é exercitar a criatividade colocando a estampa listrada lado a lado com outras de tom parecido. Os resultados no look são invejáveis.

combinacao-listras-estampa

Misturando estampas de Proporções Diferentes

Mesma estampa, tamanho diferentes: Aqui a ideia é brincar com as proporções. Jogar com a escala dos prints é um truque infalível para acertar na combinação. Repita a mesma estampa, desde que elas tenham tamanho diferente.

combinacao-estampas-tamanhos-diferentes

Misturando estampas Distintas

Pode até parecer exagerado, ou que o visual não irá ornar, mas escolhendo peças em cores mais fechadas o look tende a harmonizar. Isso porque estampas parecidas em cores fechadas dão a impressão de pertencerem a mesma coleção, mas com diferenças sutis.

combinacao-estampas-diferentes

E aí, conseguimos te convencer de que é possível fazer um Mix and Match de estampas e garantir um visual fashion, elegante e super exclusivo?

Continue acompanhando o nosso Blog para mais dicas sobre como usar as tendências ?

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24