A cama posta é um elemento de decoração do cômodo que tem o poder de transformar os ares do quarto. Já ouviu falar no menos é mais? Bom, aqui é o oposto, já que a decoração da cama posta é generosa. Veja a seguir tudo que você precisa para arrumar a cama com elegância.
Passo a passo para montar uma cama posta
Montar uma cama posta requer empenho, já que você constrói cada uma das camadas. Mas é uma decoração que vale a pena dedicar esforços, pois transforma um quarto de básico em um cômodo super requintado e convidativo, além de tornar o dia a dia mais aconchegante. Siga o passo a passo a seguir:
1º passo – Coloque a saia na cama box;
2º passo – Forre a cama com o lençol de elástico, prendendo-o com firmeza embaixo do colchão;
3º passo – Estique o lençol para dormir, e estique muito bem!
4º passo – Para colocar o edredom, saiba que há 3 possibilidades: completamente embaixo dos travesseiros, com uma dobra (em que dois travesseiros ficam fora e as demais almofadas em cima) ou com uma dobra grande à frente de todos os travesseiros e almofadas;
5º passo – Forre com a manta decorativa acompanhando o edredom;
6º passo – Coloque os travesseiros. Primeiro, os travesseiros de decoração maiores e depois os que são usados para dormir;
7º passo – Posicione as almofadas depois dos travesseiros, as maiores atrás e menores à frente. É um posicionamento triangular;
8º passo – Finalize com a peseira no final da cama ou ao centro.
O que precisa para uma cama posta?
Uma cama posta é conhecida como cama-cebola porque é composta de camadas que são descobertas a cada revelação de tecido – e essa é a beleza da arrumação. Com isso em mente, veja o que precisa para ter a cama dos seus sonhos.
Travesseiros
Quem nunca invejou aquelas cenas de filmes que mostram personagens se divertindo à beça ao se jogar na cama em meio a tantos travesseiros? Pois você pode repetir isso em casa!
O papel principal dos travesseiros geralmente é só assegurar o conforto nas noites de sono, mas, aqui, eles são a coroa da decoração da cama posta.
Invista em dois travesseiros para dormir, os quais serão o apoio para os demais travesseiros, acessórios e almofadas. Além disso, opte por fronhas em cores neutras, preferencialmente branco, preto ou cinza.
- 2 travesseiros para dormir;
- 2 travesseiros para decoração.
Almofadas
As almofadas devem ser os pontos de cor da cama posta, uma vez que os travesseiros são neutros. Por isso, escolha uma paleta de cores aventureira e invista em almofadas com tons fortes e suaves. Por exemplo: rosé com marsala compõem uma bela decoração romântica. Já verde e creme são ótimos para decoração tropical.
Enfim, faça o balanço usando o círculo cromático e o resultado ficará perfeito.
- Dica: coloque uma almofada retangular, duas quadradas e finalize com uma redonda.
Lençol de elástico
O lençol de elástico é para proteger o colchão. Escolha lençóis de qualidade para essa camada, afinal de contas, ela entra em contato direto com a pele durante horas de sono. Há muitos tipos de lençóis: os de flanela, seda, malha, 100% algodão e algodão egípcio são algumas boas opções.
A nossa dica para escolher é olhar a quantidade de fios usados na tecelagem. Eles vão de 150 a 1000 fios e influenciam diretamente no isolamento térmico, conforto e maciez da peça. É bem fácil, já que é proporcional: quanto mais fios, melhor!
Saias de cama
As saias de cama são mais comuns em modelos de cama box, porém também são úteis em camas de estrado. Servem para proteger a parte inferior do colchão do suporte e dos possíveis impactos ao deitar e levantar da cama, além de ser o acabamento estiloso que a cama posta precisa.
Lençol para cobrir
Este lençol é usado para cobrir durante o sono e os seus fios seguem a mesma lógica que explicamos nos lençóis tradicionais. Opte por colocar uma peça bem aconchegante, pois assim você garante boas noites de sono e uma cama posta belíssima durante o dia.
- Dica: passe o lençol com ferro para deixá-lo uniformemente esticado: esse é um dos segredos para as camadas ficarem niveladas.
Edredom
O edredom serve como cobertor em regiões frias, mas em regiões quentes é sinônimo de decoração. Ele aumenta o volume do colchão e o torna suntuoso.
É uma estratégia para deixar a cama fofa e confortável caso queira deitar em cima de tudo e replicar aquelas cenas incríveis de festa de pijama de Hollywood.
O único pesar de inserir essa peça na cama posta é ter mais um elemento grande para dobrar, guardar e lavar frequentemente.
Manta decorativa
A manta decorativa é o ‘cobre leito’ que reveste a cama até o chão, escondendo até os seus pés. Aqui, dá para combinar com a paleta de cores escolhida nas almofadas, escolhendo uma tonalidade acima, abaixo ou numa terceira cor distinta. Além disso, as estampas também são bem-vindas.
- Dica: faça mix de estampas unindo designs geométricos com outros mais atemporais como as listras e o floral.
Peseira
A peseira é o grand finale da cama posta, a parte que é colocada ao final da cama ou no centro por cima de tudo como uma verdadeira cereja do bolo. Os modelos finos e macios servem para cobrir as pernas em cochilos rápidos sem precisar desarrumar a cama, enquanto os modelos pequenos e pesados são mais para fins decorativos.
É tão chamativa quanto a composição de travesseiros, então recomendamos escolher uma peseira que harmoniza com a decoração do quarto. AH, e invista em modelos da tendência como o tricot, tweed, tranças ou pele fake que é sucesso.
E aí, aprendeu a arrumar a cama posta? É uma tarefa de organização muito prazerosa, não concorda? Continue acompanhando o blog La Mandinne e fique sempre bem informada sobre o universo da moda e da decoração.
Leia também: Dicas para tirar manchas de tecidos
1 Comment