Estilo casual: o que é e como aderir no seu dia a dia

Geralmente, as mulheres que optam por se vestir de forma casual têm um espírito jovial e um senso de liberdade que as afasta de roupas muito restritivas. Tamanho é o sucesso dessa cultura que há um estilo inteiro dedicado a ela.

Sabe aquela trend de looks super descontraídos com peças macias e leves que está bombando pelo mundo todo? Então, ela vem do chamado estilo casual e, neste post, o blog da La Mandinne vai explicar tudo sobre a tendência!

O que é o estilo casual?

O estilo casual é uma forma de se vestir que gira em torno de peças descontraídas, macias, modelagens leves e confortáveis, cores sóbrias, estruturas retilíneas e poucas estampas.

Basicamente, é qualquer composição de roupas que, à primeira vista, emane uma expressividade mais informal e fortuita, e não uma que foi claramente planejada.

Ao contrário do que muitas pensam, isso não quer dizer se vestir somente com pijamas/moletons ou sequer de maneira desleixada. As características do estilo urbano e casual não diminuem a sua possibilidade de entregar looks com muita elegância e classe – as suas composições podem ser chiques e sofisticadas.

Harmonizar roupas e calçados se baseando nas orientações do casual é sinônimo de modernidade e personalidade. Ou seja, é a sua chance de obter o melhor dos dois mundos: usar as peças mais confortáveis que têm no guarda-roupas e, com elas, criar os looks mais contemporâneos do momento.

Como montar looks no estilo casual?

Apesar da moda no geral não precisar de regra alguma para funcionar bem, sabemos que conquistar um estilo novo pode ser meio desafiador sem um guia para seguir. Por isso, preparamos algumas dicas de styling que explicam bem os truques necessários para montar um look perfeito no estilo casual.

1. Use uma paletas de cores neutras

Para criar um look que exale as vibes descontraídas e informais do estilo casual, o ideal é optar por peças que seguem uma paleta de cores mais neutras. Branco, cinza, preto, nudes, marrons, cremes e off white são os tons mais requisitados do momento e que seguem essa premissa, além de serem os mais versáteis e democráticos de usar.

Saiba que um pouco de cor sempre pode ser encaixado se você realmente gostar de peças mais alegres e alto astral. As candy colors (aquelas em tons pastel bem clarinhos, sabe?) são super românticas, estão em alta nas composições modernas e também contribuem para o ar descontraído do estilo casual.

2. Dê preferência a peças mais retas

De forma geral, o estilo casual conta com peças de modelagens mais retilíneas e menos curvas e onduladas. Isso quer dizer que as calças de alfaiataria, bermudas, t-shirts, chemises, moletons, regatas, jeans cigarrete, saia lápis e outras roupas similares ganham a preferência na hora de compor os looks, que evitam saias rodadas, blusas com babados, dentre outros.

3. Não tenha medo de usar peças bem estruturadas

O estilo casual nem sempre segue as mesmas regras, pois se divide em alguns tipos: casual esportivo, casual urbano, casual chic e outros. Esse último em específico tem ganhado bastante destaque, pois oferece diversas possibilidades de looks que podem ser usados para trabalhar e para sair ao mesmo tempo.

Para isso, o casual chic não evita peças bem estruturadas como blazers, camisas sociais e calças ajustadas de alfaiataria.

Ou seja, esse estilo não precisa sempre ser resumido a looks 100% descontraídos e informais: se você quiser se vestir de uma forma diferenciada e mais confortável no escritório, vai no estilo casual com a adição de algumas roupas estruturadas que é sucesso!

Peças casuais

4. Aposte nas sobreposições

Como outra tendência incrível que está bombando no mundo da moda é a da volta das roupas dos anos 70, que tal combinar as duas? Nem todas as peças dessa época batem com o estilo casual, mas há algumas similaridades entre as formas de se vestir que podem se complementar muito bem.

Por exemplo: o estilo casual costuma evitar muitas estampas, porém, as clássicas blusas de manga longa listradas dos seventies são muito bem vindas, pois o padrão geométrico ainda está coerente com todos os seus ideais descontraídos e mais sóbrios. Para combinar os dois mundos, o segredo são as sobreposições!

Se você visitar o perfil de qualquer blogueira ou influencer cujo estilo você ama, com certeza vai encontrar essa moda de combinar várias peças em um look só.

Logo, aposte sem medo em usar a blusa listrada por baixo de uma t-shirt larguinha ou um slip dress: uma composição que uniu estilo casual com o dos anos 70 e ainda se inspirou nas sobreposições que estão bombando.

E aí, gostou das nossas dicas? Olhe só outros posts do Blog da La Mandinne que você pode gostar!

Amanda Lunelli
Amanda Lunelli

Empreendedora, líder e gestora apaixonada por moda e comunicação, sempre buscando por inovação e conhecimento nesse mercado frenético!

Fundei minha empresa de Moda Feminina, La Mandinne, em 2014 e o primeiro canal de vendas foi a loja online. E hoje, já estamos presentes em 2 estados com 7 lojas, além do e-commerce que entrega para o Brasil todo.

Agora, com o Blog ativo, o nosso desejo é difundir dicas de moda genuína, lifestyle e tendências, com conteúdos relevantes, informativos e repleto de carinho.

Tudo nessa vida tem um motivo! E o meu é estar aqui, fazendo o que faço de melhor, pra entregar moda de um jeito especial. Aproveite!

Deixe seu comentário



@lamandinne | #mundolm

© 2020 La Mandinne. Rua Olívio Domingos Brugnago, 420 - Jaraguá do Sul, SC. CEP: 89259-260. CNPJ: 20.161.724/0001-24